O machine learning, ou traduzindo ao pé da letra “aprendizado de máquina”, é a capacidade de sistemas compreenderem e analisarem grandes volumes de dados com certa autonomia. É uma Inteligência Artificial com foco prático em resolver demandas específicas, que pode contribuir em diversas setores do conhecimento. O marketing das grandes empresas pode utilizar este trunfo para gestão de dados, segmentação e insights mais assertivos para campanhas. Quer conhecer alguns exemplos de ações com machine learning? Confira nossos tópicos a seguir!

Análise de dados e estratégias de perfil

Os sistemas de machine learning conseguem reconhecer melhor comportamentos de consumo e trazer informações muito relevantes e decisivas para as equipes de marketing das grandes empresas. Ele otimiza os processos e os torna muito mais efetivos.

Esses sistemas processam uma quantidade enorme de dados complexos, com muitas variáveis  diferentes, algo que um simples Excel não daria conta de fazer - ou não faria com a mesma eficácia. Eles são capazes de identificar as variáveis mais relevantes de cada caso e entregar informações precisas e segmentadas para a sua tomada de decisão.

Precificação, predição de demanda e jornada do cliente

Com os algoritmos de machine learning, é possível prever o volume de vendas, os produtos mais vendidos, aqueles que precisam "de um empurrãozinho", e até mesmo encontrar o melhor preço de um produto.

“Se uma rede de supermercados analisa por machine learning o consumo de um dia, ela pode traçar estratégias para o dia seguinte ajustando promoções para produtos específicos e ainda  calculando riscos de faturamento. Ela pode ajustar toda a estratégia de marketing de forma rápida e segura, com muita agilidade”, explica Danny Claro, professor de marketing do Insper.

Também é possível usar o machine learning aplicado ao marketing para ativar clientes inativos e  analisar o valor da “vida útil” de cada cliente. Essas ações são realizadas com base em históricos de compras e suas interações com campanhas de marketing. As plataformas podem fazer análises preditivas, o que permite adaptar a jornada do consumidor e transformá-la em algo mais personalizado. Outra possibilidade é  criar modelos de predição de churn, que indicam a propensão de um cliente deixar a sua empresa antes que isso aconteça.

Machine Learning aplicado ao marketing: a Serasa Experian pode te ajudar!

As soluções tecnológicas atreladas à enorme expertise de dados da Serasa Experian podem trazer um grande impacto aos resultados das suas ações de marketing. Sua empresa pode contar com soluções modernas, que promovem a prospecção e gestão da sua carteira, produzindo visões únicas de cada cliente e usando robustos motores de decisão. Com isso, você pode melhorar a segmentação das suas campanhas, tornando-as integradas e de maior alcance. Quer saber mais a respeito? Clique aqui e solicite um contato comercial sem compromisso!