Canal é um meio poderoso para entregar resultados, no entanto, é preciso acertar na estratégia e abordagem

O Natal é a principal data para movimentar o varejo, mas pode também se tornar uma armadilha para o lojista que não estiver bem preparado. Isso porque, com a intenção de aumentar o faturamento, são comuns investimentos em marketing digital, o problema é que eles nem sempre são feitos com planejamento, o que gera um alto custo para pouco resultado.

Uma ação que não pode faltar na estratégia de final de ano é o disparo de e-mail marketing, mas para montar uma campanha sólida capaz de transformar um lead em consumidor é necessário conhecer o cliente, possuir uma base qualificada e ter estrutura tecnológica. Separamos algumas dicas para aproveitar ao máximo o período de vendas mais quente do ano.

Analise o cliente
Desenvolva sua base de CRM, confronte as últimas compras dos clientes, ofereça produtos que venham a somar com o que eles adquiriram no último Natal ou nas compras anteriores. Entenda as preferências do consumidor.

Segmente as ações
Envie e-mail marketing com promoções, ofertas especiais e faça seu cliente sentir-se único. Quanto mais segmentada for essa ação, mais resultados conseguirá. A ideia é personalizar de acordo com o que o seu cliente quer ver.

Entregabilidade é fundamental
O aumento da capacidade de entrega não acontece por mágica, mas com planejamento e a validação dos endereços. Garantir que a mensagem está sendo enviada apenas para endereços válidos é fundamental para a reputação do remetente.

Estude seus resultados
Aproveite os relatórios da sua plataforma de disparo para obter os detalhes de cada ação. Use essas informações para compreender a interação e melhorar as campanhas.

Infraestrutura
Agilidade e eficiência são fundamentais para que a jornada de compra não fique comprometida. Prepare a infraestrutura do site para evitar que o excesso de tráfego interrompa a navegação e as vendas.