Segundo um estudo recente, 91% das empresas se envolvem em projetos de migração de dados. Talvez, neste momento, sua organização esteja mudando para um novo programa de CRM ou tenha adquirido outra empresa, e precise integrar as informações em um sistema único. Seja qual for o motivo, as migrações são processos críticos pelos quais muitas companhias têm de passar.

A migração de dados é definida como o processo de transferência de informações entre diferentes sistemas de armazenamento. Geralmente ela acontece quando há:

• uma fusão ou aquisição;
• uma substituição de sistema;
• uma atualização de sistema;
• uma compra de um novo sistema;
• uma mudança regulatória.

Embora, na teoria, o conceito pareça simples, as migrações de dados geralmente estão repletas de desafios, que vão desde questões de comunicação até padrões de dados diferentes e projetos de sistemas.

Veja os cinco erros mais comuns e avalie se está fazendo a coisa certa:

1 - Não colaborar: não se comunicar ou compartilhar conhecimento entre os departamentos envolvidos na migração pode ser um grande problema. Muitas vezes isso pode acontecer devido à falta de alcance do projeto ou a falta de envolvimento dos stakeholders corretos.

2 – Padrões diferentes dos dados: tradicionalmente, em uma migração há combinação de um grande número de fontes de dados, armazenados e estruturados de maneira diferente. Isso resulta em um grande índice de inconsistência.

3 – Falha no design do sistema: uma migração pode falhar porque o sistema projetado para abrigar a informação final não é adequado para o propósito de um determinado departamento. Isso pode acontecer devido a um escopo deficiente ou falta de compreensão.

4 - Má qualidade de dados: a maioria das empresas não entende toda a extensão dos problemas de qualidade de dados. Problemas não detectados podem causar retrabalho ou danos à integridade dos dados migrados.

5 – Má interpretação: quando as regras são criadas sem pensar nos dados ou nos processos de negócios que utilizarão as informações, não se pode garantir que esses sejam adequados para sua finalidade.

Quer saber mais como reduzir o custo, a duração e o risco de um projeto de migração de dados? Acesse: serasaexperian.com.br/pandora