Por Juliana Azuma*

Em casa, no trabalho e até no trânsito: o usuário está mais conectado do que nunca. Seja no notebook, no computador de mesa na empresa ou com o smartphone ou tablet na palma da mão, a pessoa está propensa a receber campanhas digitais. Por conta disso, o mercado está em franco crescimento e a expectativa da área é um crescimento de até 25% nos investimentos para 2015, de acordo com o IAB Brasil. Porém, com mais ações disponíveis, os profissionais precisam estar atentos para saber quais delas serão realmente efetivas.
Identificar tendências no marketing digital não é uma tarefa das mais fáceis. As mudanças ocorrem com uma velocidade bem maior nas mídias online do que nas offline. O comportamento do cliente é diferente em cada campanha, e antecipar-se a isso é um desafio constante. Para auxiliar nessa estratégia, é fundamental investir três pontos:

1 – Conteúdo: sua importância crescerá bastante em 2015. As campanhas digitais precisam apostar em material informativo de qualidade para atrair a atenção e a emoção dos consumidores. As pessoas querem informações personalizadas e histórias que fiquem na memória. Além disso, é uma alternativa interessante para anúncios pagos em redes sociais, pois conteúdo relevante em blogs ou sites eleva a marca para as primeiras posições nos portais de busca.

2 – Segmentação: campanhas genéricas e voltadas para a massa não funcionam mais. O consumidor quer e exige ações personalizadas. Dessa forma, as empresas apostam em uma segmentação constante, que especifica e direciona o target em grupos cada vez mais reduzidos. Aqui, é essencial obter dados qualificados do público-alvo para criar esses perfis elaborados e identificar quais conteúdos conseguem atraí-los.

3 – Mobilidade: grande aposta para o setor no próximo ano. As vendas de smartphones e tablets batem recordes a cada trimestre no Brasil, e os dispositivos móveis estão se tornando a primeira tela de muitos usuários. Assim, é vital para os profissionais de marketing pensarem em campanhas exclusivas voltadas para estas mídias ao invés de simplesmente adaptarem ações digitais. O site precisa ser responsivo e promover a interação com os usuários.

Os três temas devem nortear as campanhas digitais nos próximos meses. Porém, se há uma dica valiosa neste mercado, é sempre estar atento às inovações e conceitos que surgem frequentemente. Só assim sua marca estará presente na mente dos consumidores.

* Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian