Que o Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais agita as vendas no varejo virtual é fato conhecido entre os empreendedores de e-commerce. Em 2012, a data comemorativa ficou apenas atrás do Natal, movimentando R$ 918 milhões, de acordo com dados do e-bit.
Outro fato conhecido é de que o e-mail marketing apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, 2,53%, segundo estudo da Serasa Experian, o que faz com que o canal seja utilizado por nove em cada dez lojas virtuais.
A questão é como unir essa ferramenta à oportunidade para alavancar suas vendas, conquistar clientes e se destacar frente à concorrência.
O Dia das Mães representa uma oportunidade bastante próspera para engajar os consumidores. Em tempos em que chegar à caixa de entrada do usuário já é difícil, chamar a atenção dele e fazer com que ele abra a mensagem tornou-se ainda mais complicado.
Por isso, a primeira ideia é valer-se de uma base de dados atribuída de segmentação para, assim, poder definir o conteúdo das peças que serão enviadas a cada grupo de usuários. Somado a isso, é preciso entender a importância de cada assunto para o público que recebe a peça de e-mail marketing, pois a relevância é uma das portas que fará com que os consumidores estejam com atenções voltadas para os e-mails enviados e, por conseguinte, para a marca.
Com a base de dados correta, abordagem e conteúdo apropriados, o e-mail marketing tem total capacidade de potencializar as vendas. Afinal, quem não gostaria de receber a oferta certa no momento certo?
O Dia das Mães está chegando e este é um bom momento para trabalhar bases, criar campanhas e engajar clientes. A oportunidade está aí, é hora de alavancar as vendas.
*Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian e responsável pela Virtual Target.