Uma das estratégias adotadas pelas companhias que buscam conquistar novos mercados é a fusão e aquisição de empresas. Por ser uma mudança de grande porte, é necessário tomar algumas precauções para evitar interferências na rotina dos funcionários e no relacionamento com os clientes. Um desses cuidados se dá com a migração de dados, onde é preciso transferir todas as informações para um novo sistema. Esse desafio fica ainda maior quando há reformulação de processos ou troca de tecnologias.

Para que a integração das informações ocorra com sucesso, é preciso fazer com que as áreas responsáveis pelos dados trabalhem em conjunto para que as decisões de negócio sejam tomadas da melhor forma possível.

O papel da Tecnologia da informação para uma migração de dados de sucesso

O envolvimento da área de TI e de profissionais estratégicos como CDOs é fundamental para mitigar riscos, garantir a qualidade dos dados e otimizar as etapas da sua migração. Além disso, a área de tecnologia da informação deve atuar como ponto focal na integração dos sistemas e dos fluxos de trabalho.

Veja a seguir algumas práticas para garantir maior segurança nesse processo:

Integração de sistemas

A integração dos sistemas e o intercâmbio de informações é uma responsabilidade importante do departamento de TI. Além do mais, cabe a esta área orientar quais ferramentas serão usadas, quais precisarão ser trocadas ou adquiridas e indicar o escopo e cronograma das alterações.

Gestão de ativos

A gestão de ativos em TI baseia-se na administração de todo o aparato tecnológico. Um dos focos dessa gestão é garantir a eficácia dos sistemas, visando sempre a economia para o negócio, melhoria do uso de hardwares e softwares e maior velocidade no atendimento e na solução de contratempos. Com esse trabalho, será possível empregar de maneira mais eficiente os investimentos e contribuir para a cultura da inovação e fortalecimento estratégico.

Cuidados essenciais na migração de dados

A migração de dados é uma tarefa complexa que não pode ser atribuída apenas a um único departamento. Como dito anteriormente, as áreas que são responsáveis pela qualidade de dados precisam trabalhar em conjunto para que tudo ocorra conforme o planejado.

É nessa fase que a auditoria de dados entra para identificar se há diferenças de padrões e formatos a serem trabalhados. Neste contexto de migração, é recomendável investir em soluções que te ajudem na identificação, avaliação, enriquecimento e monitoramento de todos os dados da sua empresa, automatizando e controlando esse processo ao longo do tempo.

Esse processo pode ser trabalhoso, mas adotando medidas corretas, é possível fazer uma migração de dados de forma segura e eficiente. Um bom planejamento, com o suporte da TI, leva à redução de custos, além de melhorar a performance de todos os seus processos empresariais.