O cenário dos negócios mudou e vai se transformar ainda mais. Integração entre as duas áreas elimina barreiras e facilita o engajamento entre a marca e o consumidor.

Em 2017, os diretores de marketing passarão mais tempo trabalhando em tecnologia do que os diretores de informação. Essa constatação foi feita pela consultoria Gartner há alguns anos, e mostra que a integração entre as duas áreas será cada vez mais fundamental para o crescimento das empresas, já que uma nunca dependeu tanto da outra para aumentar a competitividade e atingir melhores resultados.

As companhias e anunciantes não aceitam mais só investir em campanhas, elas precisam de métricas complexas que permitam calcular o retorno do investimento feito, por exemplo. Por isso, os profissionais de Marketing necessitam de ferramentas tecnológicas cada vez mais complexas e avançadas. Nesse cenário, cabe à área de Tecnologia saber o que comprar, como comprar, quanto pagar, como implantar, como usar, como gerir e como extrair valor dessas plataformas estratégicas.

Para se preparar para esta nova realidade, o primeiro passo da integração entre Marketing e Tecnologia é bem simples: um contar para o outro o que faz cada departamento. Este passo simples pode ser o início da quebra de preconceitos e construção de uma relação de respeito e colaboração mútuos.

Cada dia mais os projetos comuns vão acontecer por necessidade e o entendimento e entrosamento se fará necessário. Afinal, nesse novo cenário, sairão ganhando as empresas que integrarem mais rapidamente as áreas, fazendo CMOs e CIOs andarem de mão dadas em prol da melhora dos resultados e da relação com os clientes.