Por Juliana Azuma *

Reverter carrinhos de compras abandonados nas lojas virtuais é hoje um dos maiores desafios para o setor. Os carrinhos deixados pelo caminho representam os clientes que, por algum motivo, deixam de finalizar sua compra e, assim, enchem de dúvidas os empresários e sócios de e-commerces, que ficam sem entender o que faltou para que a operação pudesse ser concluída.

A taxa de abandono do carrinho de compras chega a atingir 80% dos processos. Algumas táticas utilizadas nos últimos anos, como as tecnologias pós-clique direcionadas e outras ferramentas que mapeiam o comportamento dos usuários (como o Google Ads), por vezes falharam na tentativa de reverter o quadro.

A estratégia de recuperação destas compras, que pode ser a mais eficiente, é a abordagem a partir do envio de e-mail. Os motivos são simples: os e-mails têm como característica a personalização, são recheados de conteúdos relevantes quando bem elaborados e, o principal, são mais assertivos, pois utilizam bases de informação e análises estruturadas dos perfis.

Ao invés de criar uma campanha de e-mail marketing partindo do zero, como muitas empresas fazem, uma ideia é focar esforços em clientes que já estiveram a um passo de concluir sua compra. Ajustando a oferta com as demandas específicas de cada usuário, as chances de sucesso aumentam exponencialmente. Ele pode até pode ter sido deixado pelo caminho, mas com um e-mail certeiro, o usuário se anima para encontrar, rechear e conduzir seu carrinho até o checkout.

* Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian