Os gestores de tráfego pago estão cada vez mais engajados nas estratégias de marketing digital. Mas por quê? Simples, essas estratégias levam os negócios ao topo. Logo, entender a diferença entre campanhas de performance e campanhas de awareness pode ser a chave decisiva para você, gestor de tráfego, escolher a melhor abordagem para o seu negócio.
É comum que os gestores fiquem em dúvida sobre qual estratégia dar prioridade ao investir em publicidade e marketing digital. Isso acontece porque o marketing trabalha com várias possibilidades, cada uma com suas próprias características. Entender qual estratégia é mais alinhada à sua empresa pode ser um diferencial para competir com a concorrência.
Ao combinar planejamento e estratégia, criar uma estratégia que aproveite os benefícios das campanhas de awareness e as de performance se torna possível. Essa integração aumenta, de forma consistente, a visibilidade da marca e gera mais conversões e vendas.
Neste post da Serasa Experian, vamos explicar o que são essas campanhas, como elas se complementam e quais são as métricas usadas para avaliar seus resultados. Continue lendo para levar o seu negócio ao sucesso definitivo.
Neste conteúdo você vai ver
O que são campanhas de awareness?
As campanhas de awareness, também conhecidas como campanhas de reconhecimento de marca, têm o objetivo de aumentar o reconhecimento de uma marca, produto ou serviço. É interessante ressaltar que essas campanhas geralmente estão no topo do interesse do marketing e são criadas para atrair públicos que ainda não conhecem a empresa. O foco está em sua presença no mercado, ou seja, criar autoridade. Confira alguns exemplos de campanhas de awareness:
- Anúncios em redes sociais;
- Comerciais em rádios ou na TV;
- Ações em eventos ou patrocínios;
- Publicidade em vídeos de plataformas como o YouTube.
Alguns dos benefícios principais das campanhas de awareness são o alcance de públicos novos, estímulos para sua marca ser lembrada pelos consumidores e construção de reputação e autoridade.
O que são campanhas de performance?
Já as campanhas de performance são pensadas com o foco de conseguir resultados imediatos e mensuráveis, como vendas, leads, cliques ou qualquer outro resultado que foi definido anteriormente como meta. Os benefícios das campanhas de performance são muitos, porém os principais são resultados tangíveis, melhora constante no marketing para reduzir gastos com custos e melhora no ROI, além de maior geração de leads e aumento nas vendas.
Diferentemente das campanhas de awareness vistas antes, as campanhas de performance têm como objetivo a conversão. Para isso acontecer, técnicas e métricas são usadas para aumentar o retorno sobre o investimento (ROI). Confira alguns exemplos de campanhas de performance:
- Retargeting de visitantes do site;
- Campanhas de e-mail marketing com CTAs (chamadas para ação);
- Anúncios em redes sociais para atrair mais conversões;
- Anúncios no Google Ads com palavras-chave transacionais.
Qual a diferença entre branding e performance?
Enquanto o branding foca em criar uma conexão emocional e aumentar a presença no mercado por meio da sua marca, o marketing de performance busca resultados que sejam realmente tangíveis. As duas estratégias são importantíssimas, porém cada uma possui focos diferentes.
Como conectar a mídia de performance e awareness?
Confira algumas dicas para que você, gestor de tráfego pago, consiga unir as duas estratégias de maneira eficiente. Entenda abaixo:
- Crie uma jornada satisfatória para o cliente: faça campanhas de awareness para chamar a atenção e campanhas de performance para fazer o seu público comprar no seu negócio;
- Utilize retargeting: os anúncios de awareness podem integrar as listas de retargeting para campanhas de performance;
- Harmonize as mensagens: para reforçar a identidade da marca, certifique-se de que a comunicação nas duas campanhas seja compacta;
- Aproveite dados: a fim de melhorar as campanhas de performance, analise o comportamento do público nas campanhas de awareness.
Quais são as métricas de campanhas de awareness?
Em síntese, as campanhas de awareness medem o impacto da marca no mercado e avaliam quanto uma marca, serviço ou produto está tendo engajamento no público. O alcance — número total de pessoas que visualizaram o anúncio —, o engajamento, os compartilhamentos, os comentários e as visualizações estão entre as principais métricas do Instagram, por exemplo, nessa estratégia.
Aliás, existem também as impressões, que mostram quantas vezes o seu anúncio foi exibido para os usuários, independentemente de interação. Enquanto isso, o brand lift avalia a percepção da marca após a campanha — geralmente conquistada por meio de pesquisas.
Quais as métricas de campanhas de performance?
As campanhas de performance são avaliadas por métricas relacionadas aos resultados obtidos por um anúncio, serviço ou produto. Algumas das principais são:
- Custo por clique (CPC): indica o valor pago por cada clique em um anúncio;
- Custo por aquisição (CPA): custo total para adquirir um novo lead ou cliente;
- Retorno sobre investimento (ROI): um poderoso indicador financeiro de lucro gerado quando contabilizado o investimento na campanha;
- Taxa de conversão: porcentagem de pessoas que realizaram a compra de algum produto.
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Agora que você já sabe a diferença entre campanha de performance e campanha de awareness, continue na Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país, para se manter atualizado e receber dicas imperdíveis para levar a sua gestão ao sucesso definitivo! Até a próxima.