Pode parecer repetitivo falar da importância do data driven nas estratégicas de marketing para o Dia das Mães (ou qualquer outra data comemorativa), mas para entregar o que seu cliente está esperando e, até mesmo, superar suas expectativas é preciso saber ouvi-lo e utilizar a inteligência de dados para transformar as informações coletadas em insights relevantes para a necessidade do seu negócio.

O primeiro passo para desenvolver essa visão estratégica é enxergar além dos dados básicos. Isso acontece porque, mesmo que a sua campanha tenha claro uma persona definida (por exemplo: mulheres entre 30 a 35 anos, com pós-graduação e com filho pequeno), existem vários estilos de mães, com gostos e interesses diferentes, que se encaixam nesse perfil.

Para aumentar o nível de personalização das suas ações de marketing, procure criar uma persona para cada tipo de cliente. O ideal é  enriquecer a sua segmentação combinando os dados básicos como informações demográficas e financeiras com dados  complementares, como propensão à compra e estilo de vida. Uma vez iniciado esse processo de combinar e extrair o melhor dos dados, você conseguirá replicar o trabalho para as outras campanhas da sua empresa naturalmente.

Esteja presente no canal certo

Para otimizar os seus esforços de marketing, além de entender a fundo o perfil do seu público-alvo, é necessário identificar em quais canais de comunicação seus clientes estão presentes ou estão mais abertos para serem impactados.

O trabalho feito com os dados também servirá para ajudá-lo a identificar quais são os melhores canais para cada persona criada. Ao mapear o perfil dos seus clientes, você poderá estruturar uma estratégia multicanal que atenda a essas expectativas de maneira mais personalizada. Por exemplo, para o público que utiliza muito as mídias sociais, a inteligência de dados tem como papel ajudar a criar audiências qualificadas e gerar insights para a construção de anúncios online mais direcionados.

Para que essa estratégia de dados possa ser replicada para outras campanhas da empresa, é importante lembrar que as dores e desejos do seu público-alvo podem mudar ao longo do tempo. Por isso, é importante acompanhar os resultados de perto e fazer os ajustes sempre que necessário. Assim fica mais fácil otimizar as suas ações de marketing e encantar seus clientes.