Content Marketing pode ser mais eficaz do que estratégias de SEO
Por Juliana Azuma*
Content Marketing ou Marketing de Conteúdo está em alta: a prática consiste em produzir e compartilhar material relevante, com objetivo de atrair um público específico, principalmente utilizando-se de estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Se as ferramentas de busca já foram um diferencial, hoje são um item básico. O desafio, agora, é procurar uma maneira de implementar estratégias efetivas de conteúdo. Para isso, é fundamental não só focar nos algoritmos do Google, mas também priorizar a qualidade da informação para o leitor final.
Em primeiro lugar, é importante entregar com facilidade as informações que o usuário procura em seu website. Conhecer e entender o público-alvo é uma premissa para qualquer empresa, e uma das maneiras de descobrir os assuntos do interesse do internauta é por meio das buscas realizadas no próprio site.
“Investir em conteúdo de qualidade aprimora a experiência de usuário, promove engajamento e aumenta a relevância”
A apresentação prende o leitor, por isso a aposta em uma linguagem atraente e exclusiva é ponto positivo. Também é importante atentar para o tamanho de texto. A objetividade é fundamental, no entanto materiais longos, desde que relevantes, também são lidos e funcionam bem junto ao Google.
Em blogs e redes sociais o objetivo é produzir conteúdo que promova o engajamento, em que empresa e usuários discutem acerca dos temas ou esclarecem dúvidas. Textos puramente vendedores são mal vistos e devem ser evitados. Um passo adiante é construir uma rede com os seguidores e também com os outros agentes importantes para o mercado, como formadores de opinião – blogueiros – e até concorrentes, para trocas de informações.
Acredite, embora mais trabalhoso ou com maior investimento, o marketing baseado em conteúdo de qualidade pode ser mais eficaz para atrair público e se tornar relevante do que qualquer texto disfarçado de informativo publicado apenas “para ser encontrado”.
*Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian