Entender o comportamento dos clientes se tornou essencial para qualquer negócio. Por isso, possuir dados de qualidade é fundamental para conseguir antecipar os passos dos usuários e acelerar o trajeto da decisão de compra
A revolução tecnológica, dentre tantas transformações, deu mais poder às pessoas. Nas relações de consumo, esse empoderamento representa uma enorme questão. Não por acaso, o principal desafio das áreas de marketing das empresas é conhecer as necessidades, vontades e atitudes do consumidor. O dado foi apontado por 38% das empresas entrevistadas pelo estudo global Digital Marketer Survey 2016, feito pela Experian.
O perfil e a atitude das pessoas sofreram impacto significativo com o advento das redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e dispositivos móveis. Elas esperam agilidade das empresas nas respostas. O endosso dos seus contatos e opinião de outros usuários compartilhada na web são preponderantes para formar opinião sobre produtos e serviços. Uma outra característica desse novo cliente é a utilização de smartphones para pesquisar e fazer compras.
Essa nova dinâmica impõe mudanças desde as formulações estratégicas dos negócios até os desdobramentos táticos e é um processo em constante evolução.
A pesquisa Digital Marketer mostrou, também, que mais da metade dos entrevistados (52%) apontou o aumento do conhecimento sobre o cliente como uma das três principais prioridades da área de marketing para este ano. Os meios para atingir esse objetivo vêm na sequência das respostas. Como segunda e terceira prioridades mais apontadas pelos entrevistados aparecem, respectivamente: integrar tecnologia para automatizar, orquestrar e gerenciar interações cross-channel com os consumidores (43%) e coletar, associar e gerenciar dados (42%).
“Em áreas como o e-commerce, por exemplo, o uso de dados e de ferramentas que monitoram a jornada dos clientes são essenciais. No entanto, para praticamente todos os negócios o uso estratégico de informações é imprescindível para fundamentar ações de marketing mais eficientes”, afirma Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services.