Feriados e datas comemorativas costumam ser muito importantes para os varejistas, que preparam campanhas temáticas e promoções para se manterem no radar dos consumidores e, assim, impulsionarem vendas. O objetivo dessas lojas é fidelizar os clientes conquistados em épocas de grandes compras e torná-los regulares.

Uma loja americana de artigos esportivos, no entanto, ousou fazer diferente: durante a última Black Friday, em vez de fazer uma grande liquidação, a loja anunciou que daria um dia de folga remunerado a seus funcionários e incentivou que, tanto eles quanto os consumidores, passassem esse dia ao ar livre, em atividades de lazer. A princípio, a ideia pode parecer absurda, mas analisando mais profundamente dá para entender o sentido real da campanha.

As pessoas são instigadas a comprar e estar em lojas cheias durante os chamados “feriados comerciais”, mas nem sempre é isso o que elas realmente querem. Os feriados são, em princípio, dias de descanso, de convivência com a família e amigos. Assim, ao perceberem que a rede de lojas se preocupou com essa questão, os consumidores passaram a enxergá-la de uma forma mais humanizada e se sentiram ainda mais conectados a ela.

Com esta ação, a marca mostrou que conhece sua base e entende seu cliente. Sabe que ele não valoriza grandes descontos e sim procura qualidade nos produtos que adquire para atividades esportivas. Quando falamos que as marcas devem se conectar ao que seus clientes desejam, isso significa que nem sempre vão recorrer ao caminho mais fácil, nem ao mais comum e muito menos àquele que traz resultados financeiros mais rápidos, mas sim ao que garante a fidelidade dos clientes e favorece a imagem das companhias.