Analisar o comportamento do seu consumidor é uma das maneiras mais eficientes para se conseguir insights relevantes para sua estratégia de vendas. Não há como negar que conhecer bem seus clientes e prospects é um passo para se diferenciar dos concorrentes e aumentar suas chances de atingir seus objetivos de negócio.

Contudo, mesmo sabendo da importância dessa análise, muitos executivos ainda não realizam esse tipo de trabalho por não saberem por onde começar. Sabendo disso, vamos explicar como o entendimento do seu público-alvo irá ajudá-lo a transformar insights em oportunidades para o seu negócio. Acompanhe!

Qual o impacto da análise do comportamento do consumidor nos negócios?

Toda empresa que pretende se destacar no mercado deve fazer uma análise aprofundada sobre seus clientes, sendo que esse conhecimento vai muito além dos dados básicos como sexo, localidade e classe social. É preciso conhecer seus hábitos de consumo para conseguir entender o que possivelmente os motivou a comprarem determinado produto ou serviço.

O impacto que essa análise gera no negócio é bastante positivo. Com o levantamento desses dados, você poderá se aproximar mais de seu cliente e oferecer o produto e/ou serviço certo na hora certa, além de ter mais facilidade para direcionar seus esforços de marketing. Como consequência, você poderá aumentar suas vendas, possibilitando um aumento no lucro e ganho de competitividade perante o seu mercado.

Como coletar e interpretar os dados deste comportamento?

Entendida a importância desse conceito, o próximo passo é saber como coletar essas informações. Não é possível que a empresa os consiga apenas observando os seus clientes. É necessária a utilização de soluções que auxiliam a captação dos dados a fim de assegurar a qualidade e a completeza das informações.

Uma dica interessante para fazer essa coleta é utilizar uma solução que enriqueça e atualize sua base de dados. Quando você trabalha com informações atualizadas sobre seus clientes e prospects, maiores serão suas chances de manter um bom relacionamento, identificar oportunidades e aumentar suas vendas. Caso queira ir além do enriquecimento, é possível investir em uma solução inteligente que possibilite uma análise completa da sua base de dados para que você possa realizar estudos de mercado e planejar estratégias de marketing e vendas.

Transformando dados em insights para seu negócio

Depois desse trabalho a pergunta que fica é: como transformar esses dados em insights relevantes? A resposta dependerá da sua necessidade de negócio. Um erro comum que é cometido por empresas é pré-julgar os desejos de seu público-alvo. Isso faz com que você acaba perdendo muitos outros detalhes que, efetivamente, poderiam fazer diferença na hora de fidelizar um cliente e oferecer uma boa experiência de compra.

Quando recorremos a soluções tecnológicas — como as citadas acima — é possível direcionar esforços onde realmente é necessário, como por exemplo enriquecer sua base de dados e criar estratégias cada vez mais segmentadas e alinhadas aos objetivos da sua empresa.

Dados sobre o comportamento de consumo podem servir de insights no desenvolvimento de novos produtos e na criação de ofertas de cross e upsell.

Quais as principais tendências de mercado que você deve conhecer?

Entendidos os conceitos e soluções que podem proporcionar insights importantes para conseguir entender o seu público-alvo e oferecer uma boa experiência de compra, listamos algumas das principais tendências de mercado que você precisa conhecer.

Data Driven

As empresas estão se orientando cada vez mais por dados. A maioria delas sabem da importância de trabalhar com esses elementos pois conseguem perceber o retorno que eles são capazes de gerar.

Um bom exemplo de mercado sobre o uso estratégico do Big Data em ações de marketing vem da loja Macy’s, nos Estados Unidos. Otimizando recursos que já estavam disponíveis, eles aprimoraram o fluxo de mercadorias e reduziram as perdas em estoque. Assim, conseguiram aumentar a receita sem precisar alterar o investimento em publicidade.

Relacionamento com o cliente

Um dos mais importantes, sem dúvidas, é o investimento no relacionamento com o cliente, colocando-o no centro da estratégia de negócio da empresa. Quando você faz isso, gera um sentimento de importância nas pessoas e, acredite, não há nada mais poderoso do que isso. Os clientes tendem a voltar a consumir produtos e serviços de empresas que admiram. Dessa forma, quando ele retornar ao seu estabelecimento, o volume e valor de compra poderão ser maiores do que a visita anterior.

Consumidor mobile e omnichannel

Outra tendência que vem crescendo muito é a pessoa que compra produtos e serviços pelo celular. O avanço da tecnologia possibilitou um aumento considerável nesse tipo de compra. É importante entender que, além de investir no desenvolvimento de sites que tenham um layout amigável para smartphones, é necessário avaliar se é necessário adaptar sua abordagem com o usuário. Afinal, estamos falando também de consumidores omnichannel.

Sabendo disso, é importante integrar e equilibrar as comunicações online e offline para evitar possíveis atritos. Para que isso seja possível, existem ferramentas disponíveis no mercado que já trabalham com dados nesses dois ambientes.

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