Garantir uma melhor experiência do consumidor durante sua jornada pode ajudar a reduzir taxas de abandono de carrinho

A busca por uma experiência de compra perfeita por parte do varejo é uma ideia utópica que tem dominado a indústria há anos. Esta perseguição pode parecer sem fim, especialmente com o avanço da tecnologia e as expectativas cada vez mais altas por parte dos consumidores. Ao mesmo tempo, de acordo com a Shopify, as taxas de abandono de carrinho de compras online pairam em torno de 67% com muitos clientes afirmando que não finalizam suas transações por causa de processos de checkout complicados ou longos demais.

Um ponto que torna esse cenário ainda mais desafiador é que nos dispositivos móveis as taxas de abandono de compras são muito maiores do que nas operações realizadas nos sites.

Outro fator que adiciona complexidade nesse processo é o crescimento do comércio eletrônico internacional. De acordo com a Forrester, 27% de todas as compras online e móveis feitas em sites de e-commerce foram realizadas fora de seu mercado base, um fenômeno que está se tornando cada vez mais recorrente, já que as vendas que ultrapassam os limites das fronteiras de um país, continuam a crescer o dobro da taxa do comércio eletrônico doméstico.

Essa mudança deve-se a vários fatores, incluindo a saturação de alguns mercados locais que levam os varejistas a desenvolver estratégias de crescimento global. Pode também ser resultado do encolhimento geral da economia internacional e decorrente da facilidade crescente com que bens e serviços podem transcender fronteiras.

No entanto, esses fatores apresentam um novo conjunto de desafios para os varejistas. Melhorar checkouts online, abrindo-os para compradores estrangeiros é o ponto central para que a experiência de compra seja mais proveitosa. Um dos pontos centrais de problemas neste tipo de transação começa com o cadastro do usuário no campo endereço. Ao usar um formulário de endereço padrão para todos os mercados globais corre-se o risco de complicar o processo de checkout.

Perto de 70 países no mundo não tem códigos em seu sistema postal. A solução para esse tipo de problema, já que fazer adaptação localizada do código postal para cada mercado exige uma operação que nem sempre vale o seu custo, é trabalhar com ferramentas de validação de endereço na coleta do dado. Este modelo de verificação funciona para usuários de qualquer parte do mundo.

Em última análise, há muitos desafios que o e-commerce tem que enfrentar para tirar o máximo de proveito de novos perfis de clientes globais ao mesmo tempo em que há uma mudança para as transações mobile. Será interessante observar essa mudança que visa tornar a experiência de compra o mais simples possível. Uma tarefa nada fácil, mas que pode garantir resultados mais efetivos.