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Definir os colaboradores que vão interagir com os dados é o primeiro passo para o sucesso da estratégia de marketing

O compartilhamento dos dados entre os colaboradores da organização é a melhor forma de iniciar uma estratégia bem sucedida, já que as informações impactam a maioria dos profissionais, e, portanto, a responsabilidade pela qualidade deve ser compartilhada.

A jornada dos dados é complexa e, para evitar falhas, é preciso compreendê-la. Há três etapas fundamentais para que seja bem executada. Primeiro, é preciso definir as funções de cada área dentro da organização. Um call center, por exemplo, captura e abastece os dados no sistema, o atendimento e o departamento de marketing utilizam e enriquecem essas informações, e o time de TI fica responsável por arquivar.

Depois, é preciso definir responsabilidades entre os colaboradores. Enquanto alguns cuidam apenas da captura das informações, outros serão responsáveis pela decisão final sobre a utilização. Dependendo do tamanho da empresa, podem existir profissionais que devem ser consultados e os outros apenas serem notificados sobre o uso dos dados.

Por fim, é preciso criar um organograma para administrar as informações de forma correta. Em um nível superior, por exemplo, pode existir uma função executiva, composta por um CDO (Chief Data Officer) ou outro profissional equivalente. Abaixo, existe um gerente responsável pelos processos, enquanto os líderes de departamentos cuidam do processo em suas unidades.

Estabelecer o caminho dos dados e promover a interação entre os colaboradores envolvidos com a informação permite estabelecer uma cultura impulsionada por dados e que agrega valor para o negócio.