Descubra quais são as vantagens deste sistema e como criar o seu!

O calendário comercial é um sistema de datas usado por empresas de grande, médio e grande porte para o planejamento e agendamento de suas atividades. Se trata de uma ferramenta importante para a gestão de projetos e produtos das áreas de vendas, programação de eventos, e mais.

Ele garante diversos benefícios, como a otimização do tempo, de recursos, e até o aumento da eficiência e produtividade das equipes.

No conteúdo de hoje, vamos entender o que é um calendário comercial, como ele funciona, suas principais características e vantagens. Continue a leitura até o final e não perca!

O que é um calendário comercial?

Um calendário comercial é um documento que apresenta datas e períodos que precisam ser lembrados pelas empresas. Ele inclui feriados, dias importantes para a indústria, eventos corporativos, lançamentos de produtos e outras informações que possam impactar o seu dia a dia.

E, por isso, podem ser organizados de várias maneiras. Sejam eles divididos por trimestres, meses, semanas ou dias. Normalmente, eles são estruturados pelas áreas dentro da empresa, como produtos, marketing, vendas, engenharia, recursos humanos, entre outros.

Como funciona um calendário comercial?

Um calendário comercial funciona como um guia para as atividades da empresa. Ele ajuda a estabelecer prazos e metas, organiza as atividades de acordo com a prioridade e garante que todas as partes interessadas estejam cientes dos prazos e da programação.

Ele permite que a empresa planeje com antecedência e que sejam tomadas as medidas necessárias para lidar com imprevistos.

Um calendário comercial pode conter:

 

  • Feriados nacionais e locais;
  • Eventos importantes para a indústria;
  • Datas de lançamento de produtos;
  • Prazos de projetos;
  • Prazos de campanhas de marketing;
  • Reuniões com clientes ou parceiros;
  • Prazos de entrega de pedidos;
  • Datas de pagamento de contas.
  • Principais características do calendário comercial

 

Existem algumas características importantes que um calendário comercial precisa ter para ser eficaz. Entre elas estão:

 

  1. Clareza: um calendário comercial deve ser fácil de entender. Por isso, precisa estar organizado de maneira lógica e suas informações devem ser apresentadas de maneira concisa.
  2. Flexibilidade: ele deve ser flexível o suficiente para permitir que a empresa ajuste as datas e atividades de acordo com as necessidades. É preciso atualizá-lo sempre que houver mudanças na programação.
  3. Atualização: caso surjam mudanças nos planos, sejam elas semanais ou mensais, se esforce para atualizá-lo. Isso é importante garantir que todas as partes interessadas estejam cientes das alterações feitas.
  4. Colaboração: quanto mais colaborativo ele for, melhor. Pois isso permite que as equipes trabalhem juntas no planejamento de atividades e tenham um maior compromisso com as entregas.
  5. Personalização: também é possível personalizar o seu calendário comercial de acordo com as necessidades da sua empresa. No entanto, as informações incluídas devem ser relevantes para todos os colaboradores e devem ser organizadas de acordo com o foco de cada departamento.

 

Aprenda a criar um calendário comercial

Para criar um calendário comercial realmente eficaz é importante seguir algumas etapas-chave. Confira!

 

  • Identificar as datas e períodos importantes: o primeiro passo para criar um calendário comercial é listar todas as datas e períodos relevantes para a sua empresa. E isso inclui feriados, dias comemorativos para a indústria, eventos corporativos, prazos de projetos, entre outros.
  • Escolher o formato do calendário: depois é preciso escolher a forma como ele será estruturado visualmente. Ele pode ser organizado por trimestres, meses, semanas ou dias, dependendo das necessidades da empresa.
  • Identificar as equipes e departamentos envolvidos: é importante mapear tudo aquilo que está envolvido na criação e gerenciamento de um calendário comercial. Isso ajuda a garantir que todos estejam a par das atividades programadas e que os prazos sejam atendidos.
  • Definir as prioridades: isso irá ajudar você e sua empresa a estabelecer metas mais claras. Além de garantir que todos estejam bem alinhados com os objetivos e atividades programadas.
  • Definir as responsabilidades: todas as equipes e departamentos envolvidos na criação e gerenciamento do calendário comercial precisam estar cientes de suas responsabilidades. Ou seja, é fundamental que todos saibam o papel que irão desempenhar durante o período em questão.

 

Quais as vantagens do calendário comercial?

O uso de um calendário comercial pode trazer diversas vantagens. E as principais delas são:

 

  1. Planejamento antecipado: ele permite que sua empresa planeje com antecedência tudo aquilo que sua equipe pretende fazer. O que ajuda a reduzir o estresse e a pressão no cumprimento de prazos apertados. E com isso, há também um tempo de preparo maior para que todos lidem com imprevistos e façam ajustes na programação, se necessário.
  2. Coordenação de atividades: é possível coordenar as atividades de diferentes equipes e departamentos. O que permite um alinhamento prévio de expectativas e uma visão mais clara das atividades que devem ser priorizadas.
  3. Aumento da produtividade: quando bem organizado, um calendário comercial é capaz de aumentar a produtividade de uma empresa. E isso ocorre porque suas equipes passam a se concentrar em suas tarefas e metas, sabendo que suas atividades futuras estão sendo programadas e gerenciadas pela gestão.
  4. Melhoria na comunicação: ele promove uma comunicação mais eficiente entre as equipes e garante que todos estejam alinhados sobre as atividades programadas e os prazos a serem cumpridos. Isso pode reduzir mal-entendidos e erros que podem surgir também.
  5. Otimização de recursos: há uma preocupação das empresas do mundo todo quando o assunto é a otimização de recursos. E não é para menos, pois eles são sempre muito importantes, estejamos falando de: tempo, dinheiro ou pessoal. Tudo isso para que elas consigam evitar desperdícios desnecessários.
  6. Melhoria da tomada de decisão: se trata de uma ferramenta capaz de ajudar e influenciar equipes em suas tomadas de decisão. Com um calendário comercial, todas elas se sentem mais seguras em favor da organização da empresa.

Como aumentar suas vendas com um calendário comercial?

Como vimos acima, um calendário comercial é a chave para as empresas que desejam ter sucesso no mercado em que atuam.

Afinal, saber aproveitar as datas da indústria para impulsionar suas ações de marketing é o que pode torná-las ainda mais eficientes.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias que podem ser úteis para ajudar a sua empresa nesse momento. Confira!

Crie campanhas temáticas

Muitos brasileiros tendem a consumir duas vezes mais durante datas comemorativas, seja comprando produtos ou contratando serviços. Por isso, uma estratégia bastante interessante é usar destes momentos para promover campanhas que chamem a atenção de seus potenciais clientes.

No Dia dos Namorados, por exemplo, uma floricultura pode criar uma campanha de vendas de buquês de flores românticas, e oferecer descontos de 10 a 15% para novos clientes. E para o Dia das Mães, uma loja de presentes pode criar uma campanha com produtos personalizados exclusivos.

As campanhas temáticas costumam criar um senso de urgência nos consumidores, o que os incentiva a comprar.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para a promoção de campanhas de anúncios durante datas comemorativas. Plataformas digitais como o Facebook, Instagram e Twitter, são ideais para a criação de conteúdos temáticos, a divulgação de sorteios e interação com seus seguidores.

Elas permitem que as empresas se conectem com um público amplo e engajado, o que impulsiona a exposição da marca.

Invista em anúncios pagos

Tanto as redes sociais como os mecanismos de busca, a exemplo do Google, oferecem opções de publicidade paga que podem ser úteis para as empresas que desejam promover suas campanhas de marketing de forma mais rápida.

Os anúncios pagos permitem ainda que as empresas definam qual é o público que elas desejam impactar, de acordo com seus interesses e comportamentos de compra. Ou seja, suas campanhas irão ser direcionadas para pessoas com um potencial interesse de adquirir seu produto ou serviço.

Utilize o e-mail marketing

Diferente do que muitos pensam, o e-mail marketing é uma ferramenta ainda muito eficaz quando a intenção é promover campanhas de vendas.

Isso porque sua base de e-mails contém pessoas que em algum momento demonstraram interesse em consumir o seu produto ou serviço. O que torna todo esse momento ideal para uma comunicação mais próxima e direta.

Logo, as empresas podem criar newsletters temáticas com promoções exclusivas ou enviar e-mails personalizados para seus clientes com sugestões de presentes ou ofertas.

Crie experiências exclusivas

Para se destacar da concorrência e incentivar seus clientes a comprarem, as empresas podem oferecer a eles experiências únicas de consumo. Por exemplo, uma loja de roupas pode promover um desfile de moda com nomes renomados no ramo para os primeiros 100 clientes que comprarem uma peça que está com um excelente desconto. Ou mesmo um restaurante pode criar um menu especial para o Dia dos Namorados.

As experiências exclusivas tendem a criar uma conexão emocional com os clientes e incentivá-los à compra.

Mas primeiro, faço uma boa uma análise de dados

A análise de dados é uma poderosa ferramenta para otimizar o calendário comercial de uma empresa. Ao analisar dados de vendas, é possível identificar períodos de alta e baixa demanda, sazonalidades, tendências e comportamentos do consumidor.

Essas informações são fundamentais para a criação de campanhas realmente eficientes, capazes de maximizar as vendas e aumentar a rentabilidade de uma empresa.

Ela também pode ajudar na definição de estratégias de marketing. Ou seja, com base nas informações coletadas, é possível identificar quais produtos têm maior potencial de vendas em determinados períodos, quais são as preferências do consumidor e quais canais de comunicação são mais efetivos para alcançá-los. Dessa forma, a empresa pode criar campanhas publicitárias mais rentáveis, pois falarem com o seu público-alvo ideal.

Outro aspecto importante é a possibilidade de monitorar a concorrência. Ao acompanhar os seus movimentos, é possível identificar oportunidades de mercado e ajustar o calendário comercial para aumentar suas vendas em períodos de menor concorrência.

Além disso, os dados auxiliam na tomada de decisões mais racionais e claras. Porque ao contar com informações confiáveis e atualizadas, a empresa pode identificar gargalos na produção e na logística, ajustar o mix de produtos e definir estratégias de preços mais competitivas.

O Audiências Digitais do Serasa Experian para impulsionar suas campanhas

O Serasa Experian, uma das maiores empresas de informações financeiras do Brasil, oferece uma solução poderosa para as empresas que buscam criar campanhas de marketing mais eficientes e rentáveis: o Audiências Digitais.

Com ele, sua empresa é capaz de conhecer melhor o perfil dos seus potenciais clientes e, assim, criar ações de atração de clientes mais assertivas e direcionadas.

Através do Audiências Digitais, você e sua equipe têm acesso a informações valiosas sobre o seu público-alvo: como idade, gênero, localização geográfica, renda, entre outras. Com esses dados em mãos, é possível entender melhor as suas preferências e necessidades, e, assim, pensar numa comunicação que os convença de consumir o seu produto ou serviço.

Mas não apenas isso: ele permite a segmentação de público-alvo a partir de diferentes critérios: interesses, comportamentos de compra e histórico de navegação. Ou seja, suas campanhas se tornam mais personalizadas e, assim, aumentam suas chances de engajar e converter seus potenciais clientes.

Além disso, com a base de dados inteligentes do Audiências Digitais, você consegue gerar insights sobre o comportamento dos consumidores em diferentes canais, como redes sociais, sites de busca e sites de e-commerce. O que pode facilitar a criação de um calendário comercial mais estratégico, e que leve em consideração os períodos de maior interesse de compra do seu público.

Por exemplo, se a análise dos dados mostrar que os clientes têm maior interesse em determinados produtos ou serviços durante a época do natal: as empresas podem aproveitar esse momento para criar campanhas características.

Conclusão

Por fim, o calendário comercial é uma ferramenta essencial para o sucesso de uma empresa. Ele ajuda na organização e planejamento das estratégias de marketing e vendas, além de proporcionar uma visão ampla sobre as oportunidades de negócio ao longo do ano.

Ele é um documento vivo, que deve ser revisado e atualizado constantemente para garantir que a empresa esteja sempre preparada para aproveitar as oportunidades de negócio ao longo do ano. Com uma abordagem estratégica e um planejamento adequado, o calendário comercial pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento e a rentabilidade de uma empresa.