Uma estratégia de marketing digital eficiente depende de conhecer os hábitos do consumidor e ir atrás dele.

Um negócio bem-sucedido tem que ser favorável para os dois lados – trazer lucro para a empresa e atender às necessidades do consumidor. Parece óbvio, mas em meio a inúmeros processos em sua rotina, o empreendedor pode acabar se esquecendo do essencial: conhecer bem seu cliente para que sua atuação seja orientada para esse perfil.

Para se manter conectado com seu público-alvo, existe uma ferramenta dentro do marketing digital chamada behavioral targeting que permite entender o comportamento do cliente e criar ações segmentadas. Essa técnica possibilita, por meio da análise do histórico de navegação do internauta, desenvolver uma estratégia eficiente que garanta vendas no competitivo mundo online.

Com a alta competividade no ambiente digital, é preciso se diferenciar da concorrência por meio de campanhas personalizadas que aproximem o consumidor de sua marca. Dessa maneira, seu potencial comprador será impactado por anúncios de seu produto ou similares em outras páginas que visitar, aumentando assim as chances de compra.

Mais cliques, maior ROI

Entre as vantagens do behavioral targeting estão: aumento da taxa de cliques, otimização de investimento, identificação da marca com o cliente e conversões que vão ao contrário da publicidade aleatória. Quando você conhece bem o seu target, suas campanhas podem render mais e, consequentemente, aumentar o ROI e evitar o desperdício de dinheiro.

A utilização dos dados pessoais não pode ser classificada como invasão de privacidade, visto que as informações individuais não são identificadas e os perfis são construídos a partir de cookies de navegação, guardados em bancos de dados anônimos. O objetivo não é a identificação do usuário, mas sim construir perfis com base no seu comportamento e agrupá-los por tipo de conteúdos visualizados, compras feitas, preferências, plataformas visitas, entre outros.

A chance de bons resultados está na permissão da comunicação direta com seu público potencial. Quando o conteúdo e a linguagem estão adequados ao seu target, você terá bons motivos para comemorar.

Conte com os dados comportamentais da Serasa Experian para impactar o público certo, através de canais offline, e-mail marketing ou redes sociais, melhorando os resultados da sua campanha. Busque novos clientes de forma segmentada ou encontre em sua base pessoas com afinidade à compra de produtos como, por exemplo, flores/presentes e chocolates, apreciadores de vinho e cerveja, artigos esportivos, entre outros.