Planeje ações para atrair seu público-alvo e aumentar suas vendas o ano todo

O principal período de vendas do ano para as papelarias se aproxima. Levantamento do Sebrae indica que os meses de janeiro e fevereiro são responsáveis por 70% do faturamento de micro e pequenas empresas do setor. Por isso, é o momento de colocar em prática estratégias para tirar o maior proveito possível do início do ano escolar.

Preparar sua loja para o período significa realizar um planejamento que inclua desde a definição de seu público-alvo até o controle de estoques e entregas para garantir o atendimento de acordo com as necessidades de seu cliente. Com isso, listamos 4 dicas para que você consiga estruturar sua estratégia de vendas e começar o ano com o pé direito.

Defina e segmente seu público

Pessoas e tendências estão em constante mudança. Por isso, é necessário estudar com profundidade qual o perfil, necessidade e comportamento do seu público-alvo. Uma colaboração fundamental nesse momento vem da utilização de soluções estratégicas como o Mosaic, da Serasa Experian.

O Mosaic classifica a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos, considerando aspectos financeiros, geográficos, demográficos, de consumo, comportamento e estilo de vida. Dessa forma, a solução o ajudará a aumentar a eficiência de suas campanhas ao permitir concentrar os investimentos para atingir aqueles que estão mais propensos a comprar seus produtos.

Ofereça incentivos e promoções

Para mobilizar seu público-alvo, sejam eles professores ou pais e alunos, é recomendável oferecer descontos e incentivos durante o período de volta às aulas. Campanhas específicas que divulguem ofertas que antecedam o início das aulas podem render bons resultados, desde que as ofertas sejam realmente vantajosas, como “leve 2 e pague 1”.

Vale ainda realizar ofertas-surpresa ou implementar um programa de fidelidade para quem compra repetidamente (a cada x pontos adquiridos por meio de compras, seu cliente pode trocar por prêmios). Afinal, esse consumidor sazonal pode continuar comprando durante o resto do ano.

Recorra a estratégias de marketing digital

Mesmo que sua verba seja baixa, não deixe de investir em ações de marketing digital, como inbound marketing – conjunto de estratégias para atrair e converter clientes usando conteúdo relevante, como SEO e marketing de conteúdo.

Ferramentas como o behavioral marketing são ótimas para criar campanhas direcionadas, permitindo que você entenda o comportamento do cliente para possibilitar ações segmentadas. Por meio da análise do histórico de navegação do internauta, é possível desenvolver uma estratégia eficiente que garanta vendas e aproxime o cliente de sua marca. Esse formato de anúncio vai oferecer seu produto para o consumidor que já manifestou interesse, mas não realizou a compra.

Escolha canais eficientes

Selecione os canais ideais para atingir seu consumidor. Quando quiser falar com estudantes, que compram ou influenciam as compras de material escolar, é imprescindível usar as redes sociais. Faça posts divulgando seus produtos e ofertas e os impulsione no Facebook ou Instagram, utilizando ferramentas de audiência para ampliar o alcance junto ao seu público-alvo e não deixe de monitorar as mídias sociais e conversar com quem interage em suas páginas. Esse relacionamento personalizado pode fazer a diferença para que ele decida comprar em sua loja.

O e-mail marketing também é um canal eficiente, desde que envie conteúdo relevante e para um mailing atualizado. Nesse momento, você pode contar com ferramentas como E-mail Validation, da Serasa Experian, que permite identificar, corrigir e remover e-mails inválidos de sua base.

Organize seu estoque com atenção para tendências

Para não frustrar a expectativa de seu consumidor, dedique atenção especial à organização de seu estoque, controlando entradas e saídas e ficando atento à necessidade de reposição. Se suas entregas são feitas diretamente de seu fornecedor, cuide para que os produtos estejam disponíveis no estoque dele. Pesquise as tendências deste ano quanto a “produtos da moda”. A cada ano, estão em alta diferentes produtos licenciados com os personagens preferidos da criançada e dos adolescentes. Oferecer esses itens é essencial para não deixar de atender à demanda de sua clientela e garantir que pais e alunos fiquem satisfeitos com a experiência em sua loja.

Siga essas orientações e colha bons resultados para o seu negócio!