Confira estas quatro dicas para impulsionar os resultados da data em 2017.

Você já pensou o que pode fazer para impulsionar as vendas no Dia dos Namorados? É fato que no ano passado o desempenho do varejo nessa data deixou bastante a desejar - entre 6 e 12 de junho, as vendas em todo o País recuaram 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Foi o pior desempenho desde o início da série, em 2006. Quer reverter esse resultado em 2017? Confira estas dicas.

1 – Aposte no digital
Apesar de o desempenho do varejo como um todo ter sido ruim no Dia dos Namorados do ano passado, no comércio eletrônico, especificamente, ele foi mais animador. Segundo dados do e-Bit, os varejistas online aumentarem suas vendas e alcançaram faturamento de R$ 1,65 bilhão, uma variação positiva de 16% na comparação com 2015.

2 – Conheça o seu público
Uma grande vantagem do digital é que você pode facilmente analisar as interações para melhorar o entendimento sobre quem é o seu público. Você sabe, por exemplo, qual a idade média das pessoas que se relacionam com sua marca? E o que os consumidores mais ativos costumam procurar no seu site? Quanto do seu público vem da classe A, B e C? Dados assim ajudam o seu comércio a entender as necessidades do seu consumidor e até antecipar necessidades que ele ainda não sabe que vai ter.

3 – Invista na qualidade dos dados

O próximo passo para obter sucesso em conhecer o público é cuidar da qualidade dos dados que serão utilizados nesse processo. É preciso ter cuidado de manter as informações organizadas, unificadas, disponíveis e, claro, atualizadas.

4 – Não despreze o poder de segmentação
Depois de conhecer seu consumidor, o próximo passo é usar a capacidade de segmentação de público e criar comunicações personalizadas para interagir de forma eficiente com cada um. Nem pense em sugerir os mesmos presentes, por exemplo, para pessoas que tenham idade e gostos completamente diferentes umas das outras.