Por Fabiana Amaral
Gerente Sênior de Marketing Services da Serasa Experian.

Considere o seguinte cenário: você entra na loja, escolhe os produtos que deseja comprar, coloca-os em sua sacola e sai. Simples assim, sem filas ou caixas. Pode parecer um pouco estranho, não? Mas essa conveniência oferecida pela Amazon Go atende a uma das principais dores dos consumidores que sofrem com a falta de tempo.

No início desse ano eu estive na NRF, maior evento varejista do mundo, e percebi que esse modelo de negócio, que antes só a Amazon conseguia fazer, agora poderá ser utilizado por outras empresas do segmento. Isso acontece porque o varejo está maduro o suficiente para combinar dados e tecnologia para automatizar processos e oferecer uma experiência sem atritos para o consumidor.

Para atingir esse nível de maturidade, foi necessário ir além da qualificação do banco de dados. O diferencial está na combinação dessas informações e na inteligência que será aplicada para obter os insights que façam sentido para o seu negócio. Analytics e a inteligência artificial se tornaram fundamentais para que os varejistas pudessem otimizar todas as etapas do negócio, seja nos estoques, na loja física e e-commerce ou no atendimento ao cliente por meio de segmentações personalizadas.

Hoje, o omnichannel deixou de ser algo novo no varejo e passou a ser uma realidade. O desafio que vejo agora é a necessidade dos gestores em mudar o modelo de mensuração de seus canais, principalmente em suas lojas físicas.

A performance não estará relacionada apenas ao faturamento da loja, mas sim em como ela contribui para o engajamento da marca com os clientes e como influencia no processo logístico de retirada e devolução de mercadoria, por exemplo. Ou seja, novos KPI’s deverão ser criados pensando no ecossistema como um todo e não em canais isolados.

O futuro – ou seria o presente? – do varejo é bastante promissor, mas é cíclico esse processo de transformação. Uma vez iniciada a etapa de combinação dos dados com tecnologia, será possível gerar importantes insights sobre como proporcionar uma experiência diferenciada ao seu cliente.

Quer saber como a Serasa Experian pode ajudar o seu varejo a atingir a este novo patamar? Por meio das nossas soluções de marketing, gestão de dados, analytics e motores de decisão, ajudamos as empresas a ganhar mais eficiência em suas operações. Para saber mais, confira algumas histórias de sucesso de nossos clientes.