Unir ações que combinam uso de dados e ferramentas que garantem melhor retorno sobre o investimento exige o estabelecimento de metas claras e entendimento da jornada do usuário.

 

Desenvolver estratégias de comunicação digital que aliem resultados mais assertivos e, consequentemente, melhor retorno sobre o investimento (ROI). Esse é o grande atributo do marketing de performance e exatamente por isso tem feito com que essa modalidade registre crescente adesão por parte de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

A melhor taxa de ROI vem da combinação de campanhas pensadas em atingir o seu público-alvo de forma a gerar leads e conversão por meio de práticas objetivas e mensuráveis tais como e-mail marketing e anúncios pagos em plataformas. Tais práticas oferecem dados de análise de retorno como o Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo.

No entanto, para fazer do marketing de performance um aliado de seus negócios é necessário seguir alguns passos importantes. A equipe de especialistas da Serasa Experian elencou algumas dessas medidas que visam maximizar os investimentos feitos pelas marcas no ambiente digital. Confira a seguir:

1.Objetivos claros: como ocorre em todas as estratégias de marketing, em performance é imprescindível estabelecer objetivos claros. Dentre as métricas mais básicas a serem mensuradas destacam-se: Visitas, Leads, Cliques, Taxa de Conversão e Engajamento. Uma vez definidas, essas metas serão chave para determinar a escolha daquelas que irão medir o desempenho de cada ação.

2.Entenda a jornada de conversão: Definidos os objetivos, é necessário compreender o ciclo e o funil de conversão para levar o usuário à meta proposta. Ela pode ser gerar tráfego para o site, aumentar os leads, preenchimento de formulários para aumentar a base dados ou a realização de um chat online com algum consultor. A arquitetura do site deve ser pensada para que atraia o perfil desejado de visitantes.

3.Calibre sua campanha: todas as ações compreendidas dentro do conceito de marketing de performance são avaliadas ciclicamente e podem ser, se necessário, reajustadas ou corrigidas em diferentes níveis, a fim de alcançar o objetivo traçado. Ao identificar ações que não estejam trazendo os resultados esperados, reveja a estratégia e tente nova abordagem.

4.Muito além do e-commerce: Apesar de ser considerado um dos pilares do e-commerce, por ser eminentemente digital, o marketing de performance pode ser aplicado em diversos segmentos de empresas, desde que sejam consideradas as diferenças e as peculiaridades do negócio em questão.

5.Alie performance a dados: por estar estruturado em torno do Big Data e do ROI, a captação de dados para estratégias de performance é imprescindível. No entanto, a análise constante dessa base, de forma que ela gere insights e entendimento da jornada de conversão do usuário, é crucial para fazer essas ações trabalharem a favor de seu negócio.