A Black Friday sempre foi a data queridinha do varejo brasileiro e depois de ter registrado um desempenho excepcional em 2019, as previsões para 2020 eram positivas. Contudo, o cenário atual provocou mudanças significativas no âmbito social e econômico, fazendo com que as empresas adaptassem seus negócios ao ambiente digital em tempo recorde para manter a competitividade.

Com o isolamento social, as vendas online dispararam. Segundo o índice MCC-ENET, entre 24 de fevereiro e 24 de maio de 2020 foram movimentados cerca de R$ 27,3 bilhões, 71% a mais em relação ao ano passado. Para atender a essa mudança de comportamento do consumidor, a Black Friday deste ano investirá forte na experiência digital e será preciso que as empresas estejam preparadas para atender o consumidor durante toda sua jornada de compra.

Segundo o Gerente Sênior de Soluções de Marketing da Serasa Experian, Thomas King, “Em virtude do aumento no número de vendas pela internet, as oportunidades para o varejo online são inúmeras. É nesse momento que a combinação de dados qualificados com inteligência analítica permitirá uma maior segurança na tomada de decisões digitais, refletindo na oferta de experiências mais personalizadas e convenientes para o cliente”.

Como encantar e ser lembrado com frequência pelo seu cliente?

Para atender as expectativas do seu consumidor, é preciso saber ouvi-lo. Devido ao grande volume de dados gerados a cada segundo, é fundamental que as empresas filtrem os dados mais relevantes e, assim, criem uma persona que melhor represente seu público-alvo.

“Quando o cliente interage com a marca, seja para ler uma newsletter ou preencher o cadastro de uma loja, ele está fornecendo informações valiosas sobre seus interesses. Para criar um perfil de consumidor mais real, é recomendado combinar dados básicos como nome e idade com dados comportamentais como propensão de compra e estilo de vida. Dessa forma, a empresa terá insights mais concretos sobre o que seu público-alvo realmente deseja receber”, complementa Thomas.

Os benefícios desse uso inteligente dos dados vão além da simples criação de personas para ações de marketing e vendas. “A empresa ganha mais agilidade na hora de construir comunicações mais personalizadas e que estejam adequadas para cada canal de contato com o cliente. Isso permite com que a qualidade dos conteúdos seja percebida durante todo o ano e não apenas em uma data comemorativa específica. Além disso, os outros benefícios perceptíveis são: simplificar a jornada do cliente, otimizar campanhas digitais e aperfeiçoar produtos e serviços”, reforça Thomas.

A relevância dos dispositivos móveis para as campanhas digitais

A Black Friday 2019 também foi a edição onde as compras realizadas pelo celular ganharam destaque. De acordo com a Ebit | Nielsen, houve um aumento de 103% no número de pedidos via dispositivos móveis e uma expansão de 95% no faturamento. Dessa forma, garantir uma boa experiência mobile é o que poderá fazer a diferença na performance das campanhas de marketing e vendas.

Para Thomas, as empresas precisam ter em mente que antes de irem para o digital é preciso pensar de forma digital. E-mails qualificados, criar segmentações inteligentes com base nos hábitos e interesses do público-alvo e ativações multicanais como SMS Marketing, Mobile Push Notification e campanhas nas mídias sociais farão a diferença na estruturação de campanhas mais eficientes em qualquer canal de comunicação.

Ações de marketing e vendas baseadas em dados são fundamentais para melhorar a experiência online do cliente. “A Serasa Experian tem como diferencial a combinação de dados, analytics, tecnologias e um time de especialistas que entrega soluções de marketing capazes de apoiar na melhor tomada de decisão para o negócio”, reforça Thomas.

Confira as soluções que podem te ajudar nesse momento: