Já é de entendimento do mercado que os dados possuem um papel fundamental na formação de uma eficiente estratégia de negócio. A Pesquisa Global de Qualidade de Dados 2019, realiza pela Experian, comprova isso ao mostrar que 83% das empresas compartilham desse mesmo pensamento. No Brasil esse número é de 82%.

Uma empresa que possui expertise suficiente para utilizar os dados a seu favor, consegue se antecipar às exigências do seu público, entende como ele toma suas decisões, conhece seus desejos e necessidades e cria uma interação agradável com a sua marca. Além disso, pode desenvolver estratégias inteligentes que estimulem o aumento de consumo.

Confira o texto abaixo e entenda quais são as formas para se obter maior controle sob os dados e atingir seus objetivos de negócio. Boa leitura!

Primeiro, com quem deve estar a responsabilidade pela gestão da qualidade de dados? 

A Pesquisa de Qualidade de Dados 2019 da Experian identificou que, embora para 84% das empresas o volume de informação continue administrado somente ou principalmente por TI, a área responde por apenas 53% dos novos projetos orientados por dados. Nesse cenário, já aparecem à frente dessas iniciativas uma atuação conjunta entre várias áreas (28%) e equipes lideradas por Chief Data Officers (24%).

Ainda de acordo com a pesquisa, 75% das pessoas acreditam que a responsabilidade deve ser da área de negócios com a ajuda ocasional de TI.

Para que a área de negócio também consiga manusear os dados, o mercado passou a demandar por soluções de qualidade de dados self-service que ofereçam uma interface simplificada para garantir uma boa usabilidade desses profissionais. Assim, uma vez todos os departamentos tenham uma visão completa das informações disponíveis, a empresa ganha maior agilidade e segurança na tomada de decisão.

Principais responsáveis pelo aumento de dados imprecisos

Mesmo que as empresam reconheçam a importância de se trabalhar com dados de qualidade, o gerenciamento dessas informações ainda é um desafio para 89% das empresas participantes da pesquisa. No Brasil, essa dificuldade está mais relacionada com os seguintes pontos:

1- Erro humano

Este é um problema complicado porque os dados são gerados, acessados e trabalhados por pessoas todos os dias e, com o crescente volume e variedade de informações vindas a todo momento, as chances de erro humano só aumenta.

2 - Falta de comunicação interna entre os departamentos

A falta de comunicação entre os departamentos leva ao mau uso dos dados porque, se você não tem disponível todas informações sobre os seus consumidores, não será possível identificar oportunidades e direcionar os esforços onde realmente é necessário.

3 - Diferentes fontes de dados

Dentro de uma empresa os dados são captados por vários canais, sejam eles de televenda, e-commerce e pós-venda, por exemplo. Quando essas informações não são centralizadas em um único local, aumentam as chances de as áreas não terem uma visão completa do cliente o que irá impactar no desenvolvimento das estratégias de negócio.

Dicas para se obter dados com qualidade

Dados de qualidade são importantes ativos estratégicos para qualquer empresa. Sabendo que estamos em um cenário onde o excesso de informações pode se tornar um desafio para a gestão empresarial, existem soluções que garantem a qualidade dos dados desde o momento da sua captação.

O enriquecimento de informações em tempo real, por exemplo, faz com que os dados sejam completados automaticamente, por meio do CPF / CNPJ, custos de atendimento e o erro humano sejam reduzidos e ainda faz com que o processo ganhe maior agilidade.

Analisar, tratar e monitorar toda a base de dados legada também é importante. Hoje já existes soluções de gerenciamento de qualidade de dados que controlam as informações por meio de dashboards e alertas customizáveis.

Uma vez que as empresas tenham ferramentas e processos que promovam a integridade dos dados obtidos ao longo da jornada do cliente, é possível ter uma maior segurança na tomada de decisões estratégicas e promover uma melhora na experiência do seu consumidor.

O que a sua empresa ganha ao trabalhar com dados qualificados?

Entre as principais vantagens competitivas baseadas em dados estão:

- Visão única do cliente dentro da empresa;

- Redução de custos operacionais;

- Maior agilidade e segurança na toma de decisão;

- Maior produtividade;

- Aumento do retorno sobre o investimento.

Independente do setor, uma organização que busca aumentar a receita, a produtividade e melhorar o atendimento ao cliente, deve considerar a qualidade de seus bancos de dados como um ativo essencial para impulsionar a sua estratégia de negócios.