Por Melina Araujo e Dayse Cotrim.

Um mar de dados

Nos últimos anos foi possível observar um aumento na geração de novos dados, principalmente após o surgimento de tecnologias como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas. Com essa nova realidade, as organizações passaram a considerar essas informações como um importante ativo estratégico (fig. 1) para atender às diferentes demandas de negócios orientados a dados.

Fig. 1: Dados como um ativo estratégico para obter vantagens competitivas

Fonte: The 2018 Global Data Management Benchmark Report

Apesar das empresas enxergarem seu potencial estratégico, os dados ainda são pouco explorados e menos de 0,5% deles são analisados e utilizados de maneira adequada. Dessa forma, um dos principais questionamentos sobre o problema é: como ter certeza que estamos gerando dados qualificados e como saber se as decisões estão sendo pautadas em informações confiáveis?

Como explorar os dados

Construir confiança nos dados é imprescindível para tomada de decisões mais estratégicas, mas para isso é necessário trabalhar tanto nos dados que já estão dentro de sua base quanto os que entram.

Para garantir que os dados sejam trabalhados da melhor maneira possível, é necessário se ater aos seguintes pontos:

E construir o DNA do cliente

Qualquer interação com o cliente é o suficiente para que se tenha acesso a informações que serão valiosas na hora de construir uma boa estratégia de atendimento ao consumidor. Esses dados constroem o DNA do cliente e é papel da organização selecionar quais as informações relevantes e a partir delas entender as possibilidades de relacionamento.

Para que a empresa possa aproveitar toda essa informação a favor do relacionamento com o cliente, o ideal é focar na qualidade da sua base de dados e centralizá-lo para acesso a todas as áreas da companhia. Além disso, é importante corrigir e atualizar as informações em um ciclo permanente, tanto nos canais de entrada quanto na sua base legada antes da realização de campanhas.

Dessa forma, ao adotarmos esta estratégia conseguimos chegar ao nível em que os dados conseguem atender, de forma consistente, aos requisitos e às expectativas de todos os departamentos que precisam deles para realizar seus processos.

Ferramentas ou expertise?

Os dois. A Serasa Experian possui um portfólio completo de dados, ferramentas, expertise técnica e de mercado que atuam nos mais diversos segmentos, mostrando como o poder dos dados pode endereçar os seus desafios e subsidiar sua tomada de decisão.