No dia 04/11, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) escolheu a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” como tema da redação. Esta escolha deixou ainda mais evidente a necessidade das empresas em garantirem transparência em seus processos de gerenciamento de dados, principalmente no ambiente digital.
Não é de hoje que as pessoas questionam como seus dados são utilizados pelas empresas, mas o que mudou em relação ao passado é o poder de decisão do usuário sobre se vai ou não compartilhar suas informações e como fará isso. Dessa forma, é papel das organizações investirem em processos e soluções tecnológicas que ajudem a construir uma sólida confiança nos dados.
“Com este novo cenário de transformação digital, as organizações precisam investir na gestão de qualidade de dados para protegerem sua reputação e marca e estabelecerem um laço de confiança com o consumidor. Ao construírem confiança nos dados, será possível melhorar a experiência dos clientes e reduzir atividades fraudulentas”, explica Michelle Carneiro, Gerente Sênior de Qualidade de Dados da Serasa Experian.
Apesar de o retorno sobre o investimento em qualidade de dados ser tangível do ponto de vista de eficiência operacional, muitas empresas ainda se confundem sobre o que realmente envolve a transformação digital. “As empresas acreditam que apenas o investimento em tecnologia é suficiente para gerar resultados significativos para o negócio, mas não é bem assim. Ser digital envolve a capacidade de processar dados em tempo real e detectar oportunidades para entregar a comunicação certa para a pessoa certa”, completa Michelle.
Muitas empresas, principalmente do segmento financeiro, já mostram ótimos resultados envolvendo atendimento ao cliente ao estabelecerem uma relação de confiança com seu consumidor unindo a comunicação omnichannel com confiança nos dados.
É nítido que, apesar dos desafios, as empresas que focam na qualidade de gestão de dados estão mais preparadas para tomarem decisões estratégicas, reduzir riscos e aumentar a fidelização de seus clientes. Além disso, é importante estar sempre alinhado aos padrões de compliance e às leis vigentes para que as engrenagens de seu planejamento de negócio realmente funcionem.