Ter um site adaptado para ser visualizado em tela de celular é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Aquele site que fica lindo no notebook, mas é totalmente desconfigurado no celular sem permitir uma navegação fácil é coisa do passado. Quem quiser proporcionar boas experiências de compra, atraindo e mantendo clientes, precisa ter o site adaptado para permitir o acesso via dispositivos móveis, o chamado site responsivo.

Afinal, celulares ou tablets são meios fundamentais de acesso à internet no Brasil. Segundo dados do IBGE, o Brasil fechou 2016 com 116 milhões de pessoas conectadas à internet. O celular é o principal aparelho para esse acesso, usado por 94,6% dos internautas, à frente de computadores (63,7%), tablets (16,4%) e televisões (11,3%). Essa realidade torna uma exigência ter sites adaptados para serem visualizados por qualquer dispositivo (desktop, smartphones ou tablets), aumentando as chances de conversão. Veja alguns motivos pelos quais adotar esse modelo é inevitável para garantir o sucesso.

  1. Facilita que você seja encontrado

Além de proporcionar uma boa experiência de navegação, o site responsivo facilita que você seja encontrado numa busca realizada via smartphone ou tablet. O Google prioriza esses sites com versão mobile nos resultados orgânicos de buscas feitas em dispositivos móveis.

  1. Reduz custos de manutenção

O site responsivo evita que você precise manter sites diferentes para cada dispositivo. Por ser feito em uma única plataforma para todos os dispositivos, ele reduz custos de investimento e manutenção.

  1. Aumenta a satisfação do cliente

Quando consegue encontrar o que procura de forma rápida e segura, o cliente se sente satisfeito e avalia bem sua empresa/marca. A qualidade da interação entre vocês constrói um bom relacionamento e aumenta as chances de conversão.

  1. Permite uma boa experiência ao usuário

A tecnologia é uma aliada para facilitar a navegação em celular. Normalmente, as pessoas não têm a mesma habilidade para navegar em dispositivo móvel se comparada ao computador. Por isso, algumas adaptações são fundamentais como design específico, ferramentas de acesso visíveis em telas menores, maior distância entre botões para evitar que um clique aperte duas funções diferentes e redução do número de campos de contato a serem preenchidos pelos usuários. Além disso, os campos também devem ser grandes o suficiente para que o usuário consiga enxergar em uma tela de celular.

  1. Evita perda de clientes

Uma experiência negativa de navegação pode afastar o usuário do seu site. Além de deixar de ser priorizado nas ferramentas de busca, o site não responsivo pode causar a redução do número de visitantes. Um usuário insatisfeito deixa de voltar e ainda faz propaganda negativa de sua empresa por sua má experiência.