Com o avanço contínuo da vacinação, as restrições de funcionamento do comércio, da indústria e de serviços vão sendo flexibilizadas em todo o Brasil. Deste modo, a retomada econômica ganha tração e traz novas perguntas: com a aproximação das datas festivas do final do ano, como as pequenas e médias empresas estão se organizando para as vendas? Quais são os atuais desafios e as oportunidades neste cenário?
É o que nós fomos descobrir com a 4ª onda da pesquisa Retomada PME, realizada em setembro de 2021 com 551 representantes de empresas de portes e segmentos diversos. Novos modelos de gestão, produção e renda, além de relacionamento com o consumidor, vêm sendo colocados em prática após quase dois anos. Um spoiler: a tendência é de otimismo.
Confira algumas das descobertas que você lerá em nossa publicação:
- Para 61% das empresas, houve uma migração de impactos negativos para positivos ao longo da pandemia.
- Essa avaliação positiva pode estar ligada ao aprendizado nas vendas online: para 39% das empresas, as vendas online já representam 50% ou mais do total.
- Mais de 59% das empresas acreditam que as vendas do último trimestre serão melhores que em 2020.
- 48% das entrevistadas já fizeram ou farão contratações para o final do ano.
- 82% afirmam que manterão ou acreditam que manterão essas novas contratações em 2022.