A expectativa para o crescimento da economia brasileira em 2019 sofreu nova baixa. Essa é a 20ª baixa seguida, passando de 082% para 0,81%, segundo levantamento realizado pelos analistas das instituições financeiras. A previsão consta no Boletim Focus, relatório de mercado divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda 15 de julho.

A redução nas expectativas para o PIB do Brasil no fim deste ano começou após a divulgação do resultado de 2018, quando o crescimento foi de apenas 1,1%.

Para 2020, a expectativa de expansão da economia também foi reduzida, passando de 2,20% para 2,10%. O Boletim Focus apresentou suas previsões para outros fatores que interferem na economia brasileira, como a taxa básica de juros (Selic), e, diferente do PIB, os economistas do mercado financeiros mantiveram suas projeções no fim de 2019 e 2020.

Apesar dessa desaceleração da economia de modo geral, o setor de franchising vem mantendo o crescimento expressivo a cada ano, de acordo com os últimos resultados da pesquisa realizada para eleger as Melhores Franquias do Brasil. Em sua 16º edição, o Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz um completo levantamento de informações sobre o mercado de franquias em 2018. Segundo a pesquisa realizada pela Serasa Experian com as principais marcas do Brasil, o ano passado foi novamente um ano de expansão para as franquias. E alcançou 90.648 unidades, entre próprias e franqueadas, representando um crescimento de 14,8% em relação ao ano anterior, quando já havia evoluído 4,3%.

Em 2018, o faturamento consolidado do setor de franquias segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) manteve a tendência de evolução no ano anterior, crescendo 7,1%, e os segmentos que mais se destacaram foram Entretenimento e Lazer (12,7%) e Hotelaria e Turismo (12,3%).

A metodologia utilizada para avaliar o desempenho das franquias no Guia de Franquias é baseada em três indicadores, ponderadas por peso e convertidas em notas de 0 a 10: Desempenho da Rede, Qualidade da Rede e Satisfação dos Franqueados.

O indicador sobre o Desempenho da Rede apresentou uma média de 5,87 em 2018. Os segmentos que se destacaram neste indicador, ficando acima da média global, foram: Alimentação; Saúde e Bem-estar (ambas com média de 6,38); Cafeteria e Confeitaria (com 6,29); Treinamentos e Cursos (com 6,03 de média). Já os setores significativos abaixo da média global são: Cultura e Lazer (5,05); e Vestuário, Calçados e Acessórios (5,30).

A média global verificada no indicador Qualidade da Rede foi de 5,51 em 2018. Entre os 12 setores analisados, seis estão acima da média neste quesito, com destaque para os setores de Decoração e Presentes (5,87); Treinamentos e Cursos (5,85); Ensino de Idiomas (5,82) e Vestuário, Calçados e Acessórios (5,70). Para os setores abaixo da média, destaque para os setores de Serviços Gerais (5,08); Cosméticos, Perfumaria e Farmácia (5,11); e Cultura e Lazer (5,15).

Já no indicador Satisfação do Franqueado, que apresentou média final de 6,64 em 2018, os segmentos que registraram média significativa acima do global foram Ensino de Idiomas (7,39); Treinamentos e Cursos (6,97); e Serviços de Limpeza e de Conservação (6,85). Já entre os abaixo da média global, destaque para Casa, Decoração e Presentes (5,75); e Veículos (5,91).

ANÁLISE DO GUIA DE FRANQUIAS EDIÇÃO  2019/2020

O estudo aponta que o universo de franquias que compõem o Guia está concentrado geograficamente na região Sudeste (53,24%), seguida pelas regiões Sul (20,21%) e Nordeste (13,52%). A grande maioria dos franqueados é do sexo masculino (60,8%) e as mulheres são maioria em apenas dois dos 12 segmentos analisados (Treinamento e Cursos; e Vestuário, Calçados e Acessórios). Com relação à idade dos franqueados, o perfil mostra que 51,7% tem acima de 40 anos, enquanto 34,7% estão na faixa etária entre 31 e 40 anos.

Em relação aos pontos de melhorias identificados pelos franqueados, Periodicidade dos treinamentos e reciclagem foi citado por 36,3%, seguido por Periodicidade das visitas dos consultores de campos, com 32,2%. Completeza e aplicações práticas das informações contidas nos manuais de operações vem em seguida, com 29,5%; Incentivo e espaço para franqueados participarem das decisões da rede vem com 26,7%; enquanto Transparência na comunicação sobre as estratégias da rede foi citado por 22,6% deles.

Já em relação às perspectivas dos franqueados sobre a economia brasileira, o estudo mostra que 39% dos participantes esperam que o índice de inflação IPCA fique entre 3% a 3,5% em 2019, e 51,4% deles acreditam que as receitas do setor terão um crescimento moderado.

CONCLUSÃO

Mesmo com as recentes baixas das expectativas do mercado para o crescimento da economia em 2019, o setor de franchising vem se mostrando confiante para manter o crescimento expressivo este ano. É o que mostra o resultado do desempenho do 1º trimestre de 2019, com crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2018, segundo levantamento realizado pela ABF.

A adaptação dos modelos oferecidos pelas redes e a redução nas taxas de investimentos contribuíram para que o setor mantivesse o crescimento expressivo apresentado nos últimos anos. Com o surgimento de novas marcas de microfranquias (que possuem um investimento inicial de até R$ 90 mil) e marcas antigas desenvolvendo novas modalidades, o setor busca novamente crescer a patamares de dois dígitos.

 

Por Marcelo Mavel – Contador e pós-graduado em Contabilidade, Controladoria e Finanças pela FIPECAFI. Analista da Inteligência de Crédito da Serasa Experian e responsável técnico pela metodologia da edição 2019 do Guia de Franquias PEGN.