Março está chegando ao fim, mas os economistas da Serasa Experian não deixaram de realizar a análise dos principais indicadores econômicos do mês. Com o objetivo de trazer insights valiosos para o mercado e para o público em geral, nossa equipe de especialistas se debruçou sobre os dados mais recentes para fazer as projeções para os próximos meses.

Neste texto vamos compartilhar com você as principais conclusões dessa análise detalhada e apresentar uma visão panorâmica do cenário econômico brasileiro. Se preferir, baixe o Boletim Econômico Serasa Experian completo após preencher o formulário no final da página.

PIB do país sofre primeira queda desde 2021: quais as projeções?

Infelizmente, o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,2% no último trimestre de 2022, marcando a primeira queda desde o segundo trimestre de 2021. Esse declínio foi impulsionado pela contração de 0,3% na atividade industrial, enquanto os setores de serviços e agropecuário tiveram desempenho positivo com altas de 0,2% e 0,3%, respectivamente.

Caso o governo consiga apresentar uma estratégia de política fiscal que sinalize uma trajetória de controle do déficit público e de estabilidade da dívida pública, devemos presenciar uma recuperação gradual do crescimento econômico. Por isso, para 2023, projetamos alta de 0,8% do PIB. Para 2024, de 1,5%.

Comércio varejista em queda: saiba quais setores resistiram em fevereiro de 2023

O comércio varejista vem enfrentando um cenário desafiador nos últimos meses. Em janeiro de 2023, o Índice Serasa Experian de Atividade do Comércio apresentou uma queda de 0,5%, seguida de outra queda em fevereiro, dessa vez de 0,6%, excluindo os fatores sazonais.

Os segmentos mais afetados foram: veículos, motos e peças (-3,2%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,3%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,1%); e material de construção (-0,3%). No entanto, alguns setores conseguiram se destacar positivamente, como combustíveis e lubrificantes (1,2%) e móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (1,1%).

IPCA sobe 0,84% em fevereiro de 2023. Confira os setores que mais impactaram a inflação

Em fevereiro de 2023, o IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, teve uma alta de 0,84%, impulsionada principalmente pela sazonalidade das mensalidades escolares, que subiram 7,58%. Mas não foi só o setor de educação que puxou a inflação para cima, segmentos como saúde e habitação também apresentaram aumento. Mas nem tudo são más notícias, alguns setores registraram variações menores, como transporte e alimentação. Para quem está preocupado com o futuro, as projeções apontam que o IPCA deve ficar em 6% em 2023 e em 4% em 2024.

Análises e projeções feitas por especialistas no assunto

Gostou de dar essa espiadinha nos indicadores econômicos? Então baixe o Boletim Econômico Serasa Experian completo. Todo mês atualizamos para você as informações mais relevantes da economia, com indicadores como cotação do dólar, taxa de juros, desemprego, inadimplência, inflação, crescimento da indústria e muito mais.