Não há de se negar que a economia brasileira passou por altos e baixos no último ano, marcado por diversos acontecimentos, como a retomada pós-pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e as eleições presidenciais no Brasil.

Embora o cenário ainda seja um pouco incerto, nossos especialistas trazem todo mês análises e projeções dos principais indicadores. Confira a seguir alguns dos destaques de janeiro ou baixe o Boletim Econômico Serasa Experian completo para ficar por dentro de tudo.

Atividade varejista encerrou 2022 com alta de 0,9%

O ano de 2022 foi marcado por inflação, altas taxas de juros e recordes da inadimplência, e isso obviamente interferiu no movimento dos consumidores nas lojas. Por esse motivo, o crescimento do varejo no ano passado foi tímido, de apenas 0,9% no acumulado do ano. Apesar de positivo, o avanço foi menor que a comparação entre 2021 e 2020.

Desemprego atinge menor índice desde 2015

A taxa de desocupação segue em queda e atingiu 8,1% no trimestre encerrado em novembro de 2022, de acordo com os dados divulgados pela PNAD Contínua do IBGE. Um fator que influenciou esse declínio foram as contratações temporárias que aumentam no fim de ano, principalmente no comércio, para vendas de Natal e Ano-Novo. A taxa de 8,1% é a menor observada desde abril de 2015.

Taxa Selic deve se manter no mesmo patamar durante 2023

O Comitê de Política Monetária (COPOM) decidiu, nas duas últimas reuniões realizadas, manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Apesar da estabilidade da taxa Selic, temos presenciado uma enorme volatilidade e elevação das taxas de juros futuras, bem como dos títulos pré-fixados do Tesouro Nacional ao longo das últimas semanas, encarecendo toda a estrutura a termo dos juros no país.

Os principais indicadores da economia em um só lugar

Esses são só alguns dos destaques do que você encontrará no Boletim Econômico Serasa Experian. Todo mês nossos economistas preparam um relatório da economia com indicadores da cotação do dólar, taxa de juros, desemprego, inadimplência, inflação, crescimento da indústria e muito mais. Baixe agora, de graça, para conferir o boletim completo preencha o formulário abaixo e faça o download.