Com a velocidade em que os fraudadores se reinventam, as empresas têm se deparado com ameaças cada vez mais sofisticadas em diferentes etapas da jornada do consumidor.

Hoje, tão importante quanto saber quais são as fraudes que sua empresa poderá enfrentar, é importante ter clareza das reais necessidades do seu negócio e conhecer a jornada do seu consumidor. Esse cuidado permitirá o direcionamento dos esforços para onde realmente precisa, uma vez que você terá uma visão real de quais são os pontos do seu processo em que apresentam maior exposição ao risco.

Fraudes mais comuns

1 - Abertura de conta e cadastro

Nessa etapa inicial, há uma boa chance de acontecer o roubo de identidade. Ou seja, dados pessoais como CPF, endereço, e-mail, entre outros dados particulares são acessados por um fraudador para realizar ações mal-intencionadas como solicitar serviços ou linhas de crédito para uso imediato.

2 - Acesso e login de conta

O fraudador utiliza dados legítimos do cliente para invadir suas contas e realizar ações ilícitas em seu nome. Esse tipo de fraude pode acontecer por meio de bots programados para simularem diversas senhas por minuto, vazamento de informações e também por descuido do próprio dono do dado.

3 - Pagamento

A fraude acontece quando o fraudador obtém dados bancários ou do cartão de crédito de uma pessoa por meio de várias formas como phishing (quando o usuário é atraído para um site falso para obter suas informações) ou malware, (programas maliciosos criados para capturar informações privadas para utilização indevida). Há também a fraude limpa ou amigável, que ocorre quando uma pessoa próxima utiliza o cartão e dados sem conhecimento do titular para efetuar compras.

Soluções de autenticação e antifraude da Serasa Experian

Equilibrar segurança e conveniência é fundamental para mitigar os riscos financeiros e construir um relacionamento confiável com seus clientes.

Para garantir a máxima segurança e prevenir os diversos tipos fraudes, a Serasa Experian conta com o CrossCore™. Uma plataforma de orquestração de soluções de autenticação e antifraude, integrada a um diverso portfólio de soluções da Serasa Experian e de parceiros.