As incertezas do cenário econômico atual mudaram as rotinas de concessão de crédito de várias empresas no Brasil. Se antes quem tinha estruturas enxutas conseguia bons resultados com uma análise simplificada ou usando soluções convencionais, hoje se tornou necessário ter uma visão mais aprofundada do comportamento financeiro de quem está na outra ponta da negociação.

Essa necessidade está associada ao grau de risco das operações comerciais, que aumentou em função das consequências da pandemia. De uma hora para outra, não basta mais olhar para o passado e ver que uma empresa não teve problemas de inadimplência: é essencial enxergar lá na frente e entender quais as chances de ela honrar o compromisso assumido agora.

Se um time de crédito não conhece o comportamento atual dos parceiros de negócios, é difícil que ele tenha a segurança necessária para tomar as melhores decisões. Assim, para proteger a eficiência das políticas, é fundamental colocar em prática uma revisão periódica dos limites de crédito.

Nessa situação, o financeiro tem duas alternativas: gastar mais tempo fazendo análises e emitindo pareceres técnicos ou usar uma solução que indique com precisão o tamanho máximo de exposição ao crédito associado ao CNPJ consultado.

Se a escolha for a segunda opção, nós recomendamos o uso do novo Limite de Crédito PJ, uma informação que facilita a estruturação das operações de crédito e conta com o histórico do Cadastro Positivo na construção dos modelos atualizados de risco e faturamento.

Essas informações combinadas geram um resultado ainda mais exato na sugestão de limites de crédito aderentes ao perfil atual da empresa consultada. A análise funciona como uma balizadora de exposição aos riscos de crédito.

No papel, fica claro o quanto é vantajoso usar essa informação para potencializar um relatório de crédito. Mas, e na prática, será que dá certo? Veja dois cases de uso que nós preparamos para demonstrar a eficiência da solução!

1. Cliente em potencial sem inadimplência e com poucas informações

Um supermercado do interior de São Paulo resolveu consultar o CNPJ de um potencial cliente, com o qual nunca havia feito negócios. O possível parceiro tem poucas informações e nenhuma anotação de inadimplência ativa.

Com a visão limitada, não ficou claro se os compromissos do consultado tinham sido honrados em dia. O CNPJ pode ter feito pagamentos fora da data do vencimento, mas a negativação nos órgãos de proteção ao crédito pode ainda não estar disponibilizada.

Ao incluir o Limite de Crédito PJ com variáveis do Cadastro Positivo, o supermercado ampliou o cenário de análise e recebeu a sugestão de limites mais próximos ao grau de risco do parceiro consultado.

A partir da combinação das tecnologias usadas nas soluções Credit Rating e RiskScoring, a empresa paulista conseguiu ter uma visão histórica dos compromissos financeiros e ajustou a oferta para o volume que o potencial cliente seria capaz de honrar.

2. Durante a pandemia, é necessário reavaliar a carteira de clientes

Os impactos da pandemia estarão presentes na vida das empresas por algum tempo. Por isso, uma concessionária de veículos resolveu reavaliar a carteira para monitorar os clientes B2B que possam estar enfrentando dificuldades.

Com o Limite de Crédito PJ nos relatórios, foi possível identificar clientes que não apresentam o mesmo comportamento de antes. Com a informação, o relatório de crédito passou a sugerir limites mais próximos do novo grau de risco dessas empresas.

Com o apoio da solução, a concessionária conferiu caso a caso e projetou um calendário de manutenção periódica em seus limites de crédito e nas políticas de concessão.

Limite de Crédito PJ agiliza as suas melhores decisões

Se a sua empresa também quer conceder o crédito que o cliente empresarial pode pagar, o Limite de Crédito PJ é a solução ideal. Saiba qual é o potencial de recursos que um CNPJ pode absorver, dimensione os limites de acordo com os diferentes perfis e aumente a produtividade e o volume de negócios da sua área de crédito!

Para conhecer melhor a solução, acesse a nossa Central de Atendimento e solicite o contato de um de nossos especialistas.