Para aqueles que trabalham com a concessão de crédito, é fundamental que os gestores e sua equipe tenham uma visão geral de todas as etapas que envolvem sua análise e aprovação. O papel da tecnologia nesse cenário está em ajudar a empresa a ter uma visão mais estratégica do negócio para que as decisões sejam tomadas de maneira mais rápida e segura.
Por ser um processo longo, tornar essa cadeia de solicitação e concessão mais eficiente e simplificada ainda é uma dificuldade para muitas empresas. Neste artigo, apresentamos quais são os principais desafios nessa estrutura e como podemos evitá-los.
1- Várias fontes de pesquisa para gerenciar
A descentralização de informações financeiras do cliente é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas, principalmente quando a avaliação é fundamentada no julgamento humano. Quando o processo não é centralizado e otimizado, a equipe pode perder muito tempo em uma análise, chegar a diversas conclusões diferentes e ainda correr o risco de desconsiderar alguma informação importante.
Para evitar essa falta de organização, o ideal é armazenar todos os dados em um único local. Isso é possível por meio de plataformas tecnológicas que possuam inteligência e um motor com regras e políticas de crédito que consumam bases internas e externas. Dessa forma, é possível evitar gastos excessivos de tempo e custo nos processos.
2- Qualidade das informações utilizadas
As equipes precisam ter à disposição dados confiáveis para que possam ter maior segurança durante o processo de análise. Quando a empresa não trabalha com informações precisas sobre sua carteira de clientes, os riscos de tomar uma decisão equivocada para o negócio serão maiores mesmo que sua estratégia esteja bem estruturada.
Uma forma de garantir essa qualidade é utilizar dados de bases atualizadas e seguras. Assim, será possível definir quais serão os critérios que deverão compor sua política de crédito para que todo o processo de concessão possa funcionar adequadamente e de acordo com as necessidades do seu negócio.
3- Falta de critérios para a concessão de crédito
Ainda existem empresas que não dão a devida atenção para sua política de crédito. Muitas vezes, são estabelecidos critérios generalistas. Essa falta de cuidado abre caminho para a subjetividade e dificulta a identificação de riscos e oportunidades que um cliente pode oferecer.
A automatização de processos, por meio de plataformas em nuvem, é uma forma inteligente para evitar esse tipo de problema. De rápida implementação e praticidade de acesso, elas garantem maior padronização das análises, agilidade, segurança nas decisões e inteligência para sua operação. Por meio dessa prática, os ganhos para a empresa consistem no aumento da produtividade da equipe, maior flexibilidade, redução dos custos operacionais, entre outros.
Gostou das informações do nosso post? Então compartilhe-as em suas mídias sociais para que outras pessoas também fiquem sabendo sobre o assunto!