Você sabia que a concessão de crédito no nosso país muda de acordo com o cenário político e econômico? A partir de uma análise de dados, uma empresa pode decidir qual rumo dar para a sua política de crédito.

A grande questão é que nem sempre isso é possível sem a automação e otimização das ofertas. Por isso, ensinaremos a seguir como isso pode ser feito por meio de rotinas e os benefícios a serem obtidos!

O papel da automação e dos modelos preditivos nas políticas de crédito

Uma política de crédito tem como base um grupo de regras, mas também considera critérios para financiar ou mesmo emprestar recursos para clientes. Cada negócio tem as suas especificidades e, por isso, pode desenvolver uma política que busque equilibrar não só as necessidades de comercialização como a sustentação da carteira de recebimentos.

Mas onde a automação entraria nesse negócio? Simples, como sabemos, o processo de automatização consiste em tornar os processos digitais, sem que para isso seja necessário a interferência humana. No caso da concessão de crédito, o processo integra diferentes funcionalidades, desde a captura, validação e administração de informações dos clientes, a fim de permitir uma tomada de decisão mais eficiente. Isso, por sua vez, reduz os riscos e custos na operação de crédito.

Seria uma ferramenta para estabelecer um padrão para seguir uma legislação específica. Por sua vez, o modelo preditivo usaria uma análise de dados para identificar informações que ajudariam a prever eventos futuros. Por exemplo, utilizar o score da pessoa jurídica para conhecer o perfil de pagador, seja ele bom ou ruim. Tal modelo evitaria a inadimplência, além de prover uma série de dados sobre comportamento de compra e perfil econômico.

As principais rotinas a serem automatizadas

Ter uma política de crédito ajuda na análise de riscos de concessão de crédito, facilitando e assegurando que o dinheiro retornará para a empresa. Automatizar e adotar modelos preditivos é a melhor maneira de obter benefícios para a automatização de crédito, mas antes dessa etapa, é necessário adotar algumas rotinas. Confira a seguir algumas delas!

Validação e gestão de dados

Todos os dados que chegam sobre os clientes podem ser reunidos em uma única base de dados. Assim, fica mais fácil validar as informações quando for necessário consultá-las.

Além do mais, a gestão desses dados também pode ser feita de maneira automatizada. Isso evitará que informações se percam ou fiquem faltando.

Análise de comportamento de compras

Outra automatização que a empresa poderá fazer é sobre a análise do comportamento de compras dos clientes. Assim, ela poderá definir a partir das informações contidas em seu banco de dados os limites de créditos a serem concedidos, aumentando ou diminuindo o montante de acordo com o índice de bom pagador.

Um sistema automatizado consegue fazer a avaliação criteriosa de requisitos que ajudam na pontuação de clientes e que mostram seu comportamento de compra nos últimos meses, por exemplo. Funciona como um histórico do relacionamento com a marca, que é interessante também para identificar problemas e insights que visam a melhoria.

Procedimentos financeiros

Todos os registros relativos a pagamentos, dívidas, histórico de compras ajudarão a compor os procedimentos financeiros. Assim, qualquer dado que estiver faltando o sistema que a empresa estiver utilizando pode pedir a sua inclusão.

A automação dos processos financeiros seria uma forma de manter a organização de dados no sistema da empresa. Isso porque ela possibilita cobranças automáticas, bem como a emissão de relatórios sobre pagamentos, transações, saldo devedor, que servirá para o controle da concessão de crédito. Além disso, a automação de processos proporciona insumos para a confecção de relatórios financeiros, como os fluxos de caixa, que são imprescindíveis para um negócio.

Os 3 benefícios da automação da análise de crédito

A tecnologia é responsável por uma série de facilidades atreladas às políticas de crédito. Confira a seguir mais sobre tais benefícios.

1 - Agilidade

O processo de liberação de crédito costuma ter uma série de burocracias quando feito de maneira manual. A ideia da automação é justamente diminuir o tempo gasto com a concessão, tornando o processo mais ágil como um todo, possibilitando que as consultas sejam feitas em tempo real. Consequentemente, o processo se torna mais produtivo e o cliente não será impactado pela demora na liberação do crédito.

2 - Mitigação de riscos

Os riscos de liberação de crédito para uma empresa podem levá-la a complicações financeiras futuras. Quando não há automação, as chances de liberar crédito para maus pagadores são maiores, o que aumenta o índice de inadimplência.

A inadimplência é um dos grandes problemas para os negócios, pois diminui o fluxo de caixa de uma empresa, o que pode levá-la ao endividamento. A ideia de contar com uma solução de automatização é justamente reduzir os não-pagamentos, restringir possíveis fraudes, que possam acontecer, entre outras. A mitigação de riscos está atrelada também à maior segurança dos dados tanto da empresa quanto de seus clientes.

3 - Redução de custos operacionais

Os custos de operação que uma empresa tem para a liberação de crédito são variados quando não se tem automação. Além de mais colaboradores necessários para o processo, também é necessário a própria emissão de documentos e sua armazenagem. Tudo isso gera gasto maior para o negócio.

Adotar uma solução de automatização pode ter um custo a princípio, mas com o tempo isso se reverte para empresa em economia. Visto que as análises são concluídas de maneira automática e segura, além dos dados ficarem armazenados em locais de fácil acesso, uma mesma pessoa poderá executar todas as funções. Sem contar que conseguimos evitar aqueles erros manuais e reduzir o tempo gasto com a operação, ganhando agilidade, diminuindo custos e tendo um controle total de todo o processo de concessão de crédito, por meio de relatórios que estarão mais acessíveis e completos.

A Serasa Experian pode ajudar você com a automação

Pensando nos inúmeros processos que envolvem uma análise de crédito, a Serasa Experian possui soluções para empresas de diferentes segmentos e portes, como, por exemplo:

- PowerCurve Crédito;

- Gestor de Crédito;

- PowerCurve Originations.

A ideia é oferecer a solução mais adequada às necessidades das empresas, e aumentar a eficiência operacional com a qualificação, agilidade e segurança nas análises de crédito.

Como está a análise de crédito do seu negócio? Pra conhecer melhor as nossas soluções, entre em contato conosco!