Independentemente do segmento de atuação, os gestores precisam ter à disposição informações confiáveis para que possam tomar decisões cada vez mais alinhadas com o seu negócio. Sabendo disso, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para otimizarem processos e explorarem ao máximo o poder dos dados dentro de casa.

Nesse contexto, a tecnologia possibilita que o gestor tenha uma visão mais estratégica do seu negócio para que possa focar seus esforços onde realmente é importante. Confira alguns momentos quando o uso de soluções inteligentes pode fazer toda a diferença para maximizar os resultados da sua empresa.

Análise de crédito

Em muitas empresas, a análise de crédito ainda é realizada por meio do julgamento humano, de forma manual. Apesar desse método não estar errado, existe um risco maior da análise dos dados financeiros não ser efetiva.

Um diferencial para evitar esse tipo de situação, está em automatizar o processo de análise dos dados, que garantirá um padrão de validação das informações, segurança e qualidade das verificações, além de agilidade para toda a operação.

Para dar suporte nessa avaliação, os gestores podem trabalhar com soluções que automatizem as operações de concessão de crédito e, também, disponibilizem políticas prontas ou deem a oportunidade de customização.

Com esse investimento a empresa já poderá notar várias vantagens como:

- Agilidade no processo de análise;
- Redução do risco de inadimplência;
- Centralização das informações;
- Maior segurança e controle de sua operação.

Prevenção à fraude

A prevenção à fraude deve ser uma preocupação de todos os gestores, independentemente se o negócio já sofreu ou não com alguma atividade fraudulenta. Sabendo da importância de destinar mais tempo e recursos na identificação de tentativas de fraudes, muitas empresas estão investindo em soluções que sinalizem situações que podem caracterizar ações suspeitas, tanto no ambiente online quanto no presencial.

Contudo, vale lembrar que muitas empresas estão presentes em ambos os ambientes, principalmente por estarmos na era da transformação digital e de consumidores onmichannel. Dessa forma, contar com uma plataforma por exemplo que conecta todas as soluções de prevenção à fraude da empresa (sejam elas próprias ou de terceiros) e entrega uma decisão unificada, é um diferencial.

Com o investimento em soluções para redução de riscos a fraudes, é possível influenciar positivamente outras áreas da empresa, principalmente aquelas que trabalham diretamente com os dados dos clientes. Sendo possível reduzir custos, otimizar processos e entregar uma experiência relevante ao consumidor sem aumentar sua exposição ao risco.

Recuperação de clientes

Realizar a cobrança de clientes que estão inadimplentes pode representar tanto a chance de receber um valor não pago quanto de conquistar novas vendas no futuro. Isso acontece porque essa operação visa ajudar o cliente a quitar suas dívidas para poder realizar novas compras. Nesse caso, fica a questão: como decidir quem é ou não "recuperável"?

Decidir quais as iniciativas deverão ser adotadas em cada caso dependerá de avaliações que poderão ser facilitadas com o uso de soluções tecnológicas. No mercado, já existem plataformas que auxiliam a empresa na gestão estratégia e operacional dos clientes em débito.

Ao adotar essa tecnologia, é possível obter vários benefícios para o seu negócio como, por exemplo:

- Redução de custos;

- Simplificação do processo de recuperação de dívidas;

- Maior agilidade na operação;

- Diminuição dos custos operacionais.

E lembre-se, é sempre importante em todos estes processos, independentemente do segmento de mercado, pesquisar alternativas e opções para a tomada das melhores decisões. Contar com um apoio especializado de uma empresa confiável é de extrema importância e fundamental, para garantir segurança e qualidade aos seus negócios.

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