No mundo da alta competitividade no qual atuam as grandes empresas, não basta um processo de análise de crédito que reduza a inadimplência e gere bons negócios. É preciso que ele seja também ágil e moderno para ser competitivo. Rapidez e alto nível de acerto representam, nesse caso, mais e melhores oportunidades aproveitadas. Mas como pôr em prática essa melhora de processos de análise de crédito?

Entenda como agilizar seus processos nos tópicos a seguir!

Identifique os gargalos da análise de crédito

Assim como uma boa análise de crédito depende de muitas variáveis, também são muitas as que prejudicam a eficiência desse trabalho:

  • Base de dados pobre;
  • Dados cadastrais desatualizados, duplicados ou incompletos;
  • Fontes de informações limitadas;
  • Excesso de burocracia, com muitas etapas no processo;
  • Política de crédito desalinhada da estratégia da companhia;
  • Ferramentas ultrapassadas ou ineficientes;
  • Baixo nível de automação.

 

Esses são alguns dos motivos por trás da perda de eficiência. Muitos outros podem fazer parte do problema e cada empresa deve identificar quais são seus gargalos e atacá-los com soluções adequadas.

Otimize as etapas da análise

Um passo fundamental para agilizar o processo de análise de crédito é justamente reavaliar suas etapas. E, claro, redesenhá-las caso seja necessário. Para isso, é preciso saber que a adequação dessas etapas deve atender a um objetivo claro e estar em linha com a estratégia do negócio.

“Tanto a política de crédito quanto os processos de análise devem atender a um objetivo estratégico”, explica Antonio Suenaga, consultor especializado em crédito e cobrança e professor do INFI - Instituto Febraban de Educação. “Esse alinhamento torna a tomada de decisões na concessão de crédito mais acertada e serve de guia para a definição do melhor processo a ser adotado.”

Avaliar e redefinir as etapas de crédito elimina burocracias desnecessárias, tarefas redundantes e pontos de lentidão.

Melhore a qualidade do seu cadastro

Um recurso básico em qualquer análise de crédito é o cadastro de clientes. Um dos grandes desafios para a qualidade dessa base é o momento da entrada. Afinal, na maioria das vezes, é na hora da venda que ocorre o preenchimento de cadastros.

Dados incorretos, incompletos e duplicados afetam profundamente a qualidade da análise de crédito. Além disso, a falta de alguma informação pode barrar ou atrasar uma aprovação de crédito e até mesmo causar perda de oportunidades comerciais futuras.

Para Eduardo Albano, consultor de Negócios da Serasa Experian, a melhor forma de resolver esse problema é buscar soluções para a limpeza, validação e enriquecimento dessa base. “Tudo isso pode ser melhorado com treinamento para a correta captação e ferramentas de checagem em tempo real. Também é importante sanear a base já existente com soluções de validação de dados, que atuam a partir de bases seguras e robustas como a da Serasa Experian, que é a maior da América Latina.”

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Como combinar dados internos e externos na análise de crédito?

Amplie suas fontes de informação

Com tantas fontes de informações disponíveis, nenhuma grande empresa depende hoje exclusivamente de sua base de dados. A questão, porém, é se ela está utilizando toda inteligência sobre os dados para melhorar sua análise de crédito a partir de informações do mercado.

Entre as soluções já amplamente utilizadas e tendências que vão ditar o futuro, atualmente é possível contar com um imenso volume de variáveis em forma de dados. Empresas como a Serasa Experian contam com a robustez de bancos de dados completíssimos e de inteligência analítica para explorar essas informações com extrema precisão e diversificação. Entregando, assim, não apenas dados brutos, mas também blocos de informações comportamentais, análises preditivas e até recomendações prontas.

O impacto disso na agilidade da análise de crédito é que as soluções que disponibilizam esses blocos de informações podem ser acessadas de diversas formas e, sempre, em tempo real. Esses são dois fatores que aumentam o grau de acerto e a rapidez da análise.

Considere perfis e pontuações variáveis

Hoje já é possível definir perfis e pontuações de crédito utilizando dados que vão muito além dos convencionais. A tecnologia permite incluir na análise um número muito maior de variáveis que sejam relevantes para o negócio. Assim, cada empresa pode não apenas automatizar, mas também personalizar sua análise a partir do perfil específico de seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.

O segredo para resultados expressivos e melhora na análise de crédito é sempre contar com uma base de dados adequada, de qualidade. Isso deve vir na esteira de soluções digitais que ofereçam acesso rápido, bem segmentado e eficiente a esses dados, utilizando-os de forma estratégica, precisa e totalmente automatizada.

Invista em automação

Automatizar é investir em tecnologia e tirar a máxima performance dos recursos digitais disponíveis no mercado. Esse investimento pode agilizar o seu processo de concessão de crédito e aumentar a eficiência operacional da sua empresa, reduzindo gastos e padronizando a maioria das decisões.

Já é possível fazer análises de crédito em tempo real via web ou de forma integrada ao sistema da sua empresa. A Serasa Experian oferece soluções estruturadas, que agregam regras, políticas de crédito e consultas a várias bases de dados internas e externas, gerando recomendações muito mais efetivas para a concessão. Isso além de relatórios de controle para que você mantenha uma visão completa das operações.

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Para quem busca a máxima eficiência nesse processo, a Serasa Experian tem um portfólio diversificado de soluções customizáveis. Solicite um contato sem compromisso e descubra o potencial a ser explorado com alta tecnologia e volume de dados com qualidade.