A interação com o cliente é uma das formas mais eficientes para se obter insights valiosos para o negócio. No entanto, com a alta variedade de informações geradas a cada segundo, as empresas precisam identificar quais os dados farão mais sentido a serem trabalhados.
A aplicação de soluções analíticas avançados (advanced analytics) nos processos de análise de dados é a chave para entender e extrair as informações necessárias para embasar uma tomada de decisão. A inteligência artificial e o Machine Learning, em particular, são duas tecnologias que quando utilizadas pelas empresas podem ajudá-las a alcançar seus objetivos de negócios.
Com uma estratégia bem estruturada, o advanced analytics pode se tornar um diferencial competitivo para sua empresa, proporcionando uma forma diferenciada de otimizar seus processos de negócios e conhecer melhor o seu cliente.
Confira abaixo como o seu negócio poderá se beneficiar com o uso dessas tecnologias:
- Forneça experiências personalizadas ao cliente
É de entendimento comum entre as empresas que seus clientes desejam experiências personalizadas e sem atritos. Por essa razão, melhorar a forma de comunicação e interação com eles é uma das principais prioridades para os executivos no Brasil, de acordo com a pesquisa Global de Qualidade de Dados da Experian.
Os dados já estão lá, sejam eles internos e externos - as empresas têm informações sobre quais produtos seus clientes gostam, os canais que utilizam para se comunicar e outras preferências. Utilizando os recursos de advanced analytics, as companhias podem extrair mais valor desses dados e obter melhores insights para ajudar na tomada de decisões como em situações de concessão de crédito, onde é necessário entender o seu público e desenvolver estudos que tornem a decisão mais significativa, personalizada e lucrativa.
- Reduzir custos
Hoje existem diversos processos dentro das empresas que podem ser otimizados quando olhamos para a ótica de custos. Com o uso de advanced analytics, por exemplo, é possível desenvolver modelos que otimizem a cadeia operacional do seu negócio e que permitem a construção de estratégias mais eficientes, reduzindo despesas e melhorando a e eficiência do seu negócio.
- Melhore a precisão e a velocidade do seu negócio
Para se manter à frente da concorrência, as empresas precisam manter ambientes dinâmicos e ágeis. A velocidade, precisão e poder dos modelos preditivos proporcionam as empresas um meio de se diferenciar e efetuar previsões e estimativas que são cruciais para o sucesso.
Trazendo funcionalidades avançadas que proporcionam antecipar tendências e impulsionar o rápido desenvolvimento e implantação de novas soluções, criando um ambiente ágil de melhoria continua. Ser capaz de responder às mudanças nas condições do mercado com insights derivados de advanced analytics é um diferencial importante que deve ser considerado nas estratégias das empresas.
- Aumente sua base de clientes
Com o uso de inteligência artificial, Machine Learning e big data, as oportunidades para expandir o universo de clientes é possível por meio das informações já existentes dentro de casa, permitindo uma comunicação e ações mais correlacionadas com a base de clientes atual.
Insights derivados desse estudos avançados permitem que os credores aumentem sua base de clientes por meio de uma visão holística sobre o limite de crédito e histórico do consumidor.
- Atender aos requisitos de compliance
A utilização de recursos baseados em Big Data proporciona o rápido processamento analítico e pode agregar e extrair novas informações de uma ampla variedade de novas fontes de dados, permitindo que sua empresa tome decisões mais precisas e rápidas. Isso faz com que os credores criem estratégias de maneira mais eficiente e acompanhem as mudanças do mercado de forma mais rápida com base em relatórios, boas práticas e regulamentações.
Como é possível observar no texto acima, a utilização de recursos de advanced analytics proporciona uma série de possibilidades as empresas e serviços, trazendo novas formas de olhar para o negócio e melhorar a experiência do cliente.