Não apenas a pandemia da COVID-19 pegou todos de surpresa como também os efeitos econômicos provocados pelo distanciamento social, indispensável para conter o espalhamento do vírus. Esse cenário econômico da pandemia atingiu as empresas de diferentes formas e intensidades, criando um ambiente de insegurança que desestabilizou algumas práticas que antes funcionavam dentro de uma margem razoável de confiança.

Um exemplo claro disso se refere à análise de crédito que, diante do aumento nas projeções de risco de inadimplência, se viu com o desafio de se adaptar rapidamente para manter as vendas a crédito dentro das margens de segurança.

Foi esse desafio que uma indústria de embalagens plásticas precisou enfrentar para não apenas seguir sendo rentável, mas também para aumentar seu faturamento em um cenário adverso. Seu sucesso pode ser explicado por uma combinação inteligente de soluções para crédito da Serasa Experian. Confira agora os detalhes dessa história!

O desafio de avaliar clientes no cenário econômico da pandemia

Frente às novas demandas criadas pela redução da atividade econômica, uma indústria de embalagens plásticas acreditou que haveria a oportunidade de fornecer produtos para restaurantes que passariam a investir nos serviços de delivery e de retirada no local.

Houve o entendimento de que era necessário buscar meios de se proteger dos riscos provocados pela instabilidade econômica, mas que também era preciso encontrar novas oportunidades que pudessem surgir nesse cenário.

Na prática, isso significava rever o fornecimento para clientes antigos a partir do entendimento dos novos riscos, mas também prospectar novos clientes. O desafio, porém, era conhecer a realidade desses clientes de modo a realizar vendas a prazo com condições que fossem atraentes, rentáveis e seguras quanto à possibilidade de inadimplência.

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Combinando três soluções para análises seguras

A solução para obter respostas confiáveis na análise de clientes foi, na verdade, a combinação de três soluções da Serasa Experian:

  • Serasa Score com Positivo;
  • Faturamento presumido;
  • Limite de crédito.

Veja como cada uma ajudou na tomada de decisão de crédito!

Serasa Score com Positivo

Qualquer análise de crédito precisa começar com a avaliação do score de risco. Por isso, investir nesta solução se tornou a primeira ferramenta de proteção contra a inadimplência da empresa. Uma ferramenta desenvolvida a partir da robusta base de dados da Serasa Experian.

Ao adotar uma solução com modelagem que inclui dados do Cadastro Positivo, houve um ganho expressivo de acuracidade nas consultas. Isso porque os dados do Cadastro Positivo trazem informações atualizadas a cada 10 dias, o que permite enxergar o risco de um cliente a partir de variáveis mais ricas.

Faturamento presumido

Aqui, mais uma vez, a empresa pôde contar com o banco de dados da Serasa Experian para conhecer o faturamento presumido de seus clientes.

Por meio dessa solução, que utiliza avançados cálculos estatísticos para cruzar diversas informações de mercado sobre a empresa consultada, é possível saber seu faturamento presumido e avaliar o porte e o potencial para negócios.

Esses dados, quando cruzados com a pontuação de risco, podem ser a base de uma matriz de risco simples e eficiente para analisar tanto clientes pontualmente quanto ter uma visão de risco de toda a carteira de clientes.

Limite de crédito

A última camada de proteção que a indústria de embalagens utilizou foi uma solução que oferece recomendações para o limite de crédito a ser dado a cada cliente.

Novamente, a tecnologia e as avançadas técnicas de analytics desenvolvidas pelo time de cientistas de dados da Serasa Experian são aplicadas em uma solução que cruza dados de mercado e apresenta uma estimativa de qual seria o limite de crédito de menor risco para um cliente.

Ao contar com essas análises em tempo real, as empresas dispõem de uma solução que amplia o controle de riscos e refina sua decisão de crédito.

Resultado: aumento de faturamento

Ao se cercar de soluções confiáveis para decisão de crédito, combinando diferentes formas para se proteger da inadimplência e, ainda assim, ampliar as oportunidades de negócio, a indústria de embalagens plásticas viu seu faturamento crescer em um momento de instabilidade econômica.

Isso aconteceu porque as soluções que adotou permitiram:

  • Saber quais restaurantes ofereciam baixo, médio ou alto risco de inadimplência;
  • Identificar e mensurar quais restaurantes ofereciam oportunidades para aumentar o volume de oferta;
  • Prospectar novos clientes com baixo risco;
  • Adaptar volume de vendas de acordo com o perfil de risco do cliente;
  • Fazer ofertas adequadas aos clientes de risco mais elevado, com condições adequadas para manter o relacionamento.

Esse sucesso se deve ao poder que a empresa passou a ter para avaliar com segurança seus clientes e oferecer opções de vendas customizadas de acordo com o risco avaliado. Assim, não apenas evitou taxas elevadas de inadimplência como também conseguiu ter visão mais clara para identificar oportunidades de negócios. Vantagens essenciais para atravessar o cenário econômico da pandemia.