O distanciamento social provocado pela Covid-19 fez avançar a regulamentação da telemedicina: em março, o Ministério da Saúde aprovou a modalidade enquanto durar a pandemia. Com isso, registramos um aumento de 650% da emissão de certificados digitais da Serasa Experian para profissionais de saúde entre os meses de abril e junho deste ano na comparação com o mesmo período em 2019.

Para conhecer quem são os profissionais que possuem o certificado digital Serasa Experian relacionado à área de saúde, estudamos os dados de uma amostra dos clientes que adotam essa identificação digital e traçamos um perfil: médicos, dentistas e psicólogos, entre outros, com mais de 60 anos, antenados com as mudanças digitais e comprometidos com o bem estar de pacientes e da comunidade.

No atual cenário, a telemedicina é estratégica para evitar que as pessoas precisem se deslocar aos consultórios além de permitir que médicos e outros profissionais que, por conta de sua rotina se expõem ao contato frequente com o vírus, possam se proteger.

O que é Telemedicina?

É o atendimento médico, de suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico dos pacientes cujo quadro de saúde permitem avaliação à distância, por meio de ferramentas de comunicação e teleconferência. Sua regulamentação, com validade enquanto durar a pandemia, foi aprovada em março, pelo Ministério da Saúde. Anteriormente, o Conselho Federal de Medicina já havia definido que procedimentos como triagens e consultas poderiam ser realizadas de modo remoto.

Certificado digital: cuidado e segurança

Para a emissão de receitas e atestados, o profissional pode utilizar o certificado digital para emitir os documentos de forma prática, rápida e segura com validade jurídica. “Com a adoção da telemedicina, mesmo que temporária, já identificamos esse movimento de transformação digital dos profissionais da saúde, que passaram a aderir a essa prática tanto para facilitar o atendimento quanto para beneficiar boa parte da população que está evitando sair de casa”, afirma o diretor de Identidade Digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano.

Logo no início do período de isolamento social, o psiquiatra Lucas Braziliano, de 34 anos, passou a fazer seus atendimentos de forma virtual:

“Meus pacientes precisavam continuar suas consultas e mesmo que o atendimento fosse por videochamada, quando era necessário prescrever uma receita controlada ou atestado, precisávamos contar com serviços de entrega para fazer o envio. Resolvi fazer a emissão do certificado digital e me surpreendi com a agilidade, praticidade e segurança que a tecnologia proporciona. A prescrição de receita e atestados por meio do documento eletrônico facilitou muito todo o processo, permitindo manter o tratamento dos meus pacientes sem que ninguém precisasse sair de casa”.

Profissionais de saúde com mais de 60 anos lideram o uso de certificado digital

A partir do estudo da amostra de profissionais da saúde que possuem o certificado digital da Serasa Experian, nossos especialistas traçaram um perfil. Os profissionais do setor com idade acima de 60 anos lideram o uso da tecnologia com 27,4%.   “Os profissionais mais maduros e experientes, ao contrário do que muitos pensam, estão mais antenados às tecnologias que podem beneficiar e trazer maior credibilidade à sua atuação no mercado”, ressalta Balassiano.

Por idade, o ranking fica assim:
Acima de 60 anos: 27,4%
Entre 41 e 50 anos: 25,7%
De 51 a 60 anos: 22,1%

Veja mais detalhes no gráfico abaixo

Homens aderem mais aos certificados digitais

Na divisão por gênero entre os profissionais de saúde que adotaram o documento eletrônico da Serasa Experian, temos:

Em relação à divisão por registro nos Conselhos Federais que regulamentam as profissões, o estudo registra:

Preparação para um futuro cada vez mais digital

A transformação digital já vem modificando há algum tempo os procedimentos do setor de saúde e, no futuro próximo, com as mudanças trazidas pela pandemia, os teleatendimentos devem se intensificar. “É fundamental que esses profissionais acompanhem os processos já estabelecidos e se preparem para os que ainda virão em termos de atendimento remoto. É possível se antecipar ao uso de ferramentas adequadas, como o certificado digital, para contar com suas vantagens e agir com mais agilidade e segurança de acordo com as regulamentações”, conclui Balassiano.

Entenda a nossa Metodologia

O estudo considerou o volume de emissão de certificado digital da Serasa Experian apenas para profissionais da saúde no período de abril a junho de 2020, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Considerando uma amostra de cerca de 130 mil CPFs de profissionais da saúde que possuem o documento eletrônico da Serasa Experian ativo, foi traçado o perfil para entender a representatividade por sexo e idade, por exemplo.