Experimente ouvir o conteúdo do post no player abaixo:

A concessão de crédito é fundamental para a economia: possibilita que empresas façam investimentos para crescer e que mais pessoas tenham acesso a recursos e concretizem planos e sonhos. Mas é uma atividade que também traz fatores de risco, como a inadimplência.

Contar com informações estratégicas para saber qual o crédito certo a conceder para cada empresa ou pessoa, bem como o momento ideal e as condições de pagamento, é essencial para a segurança de quem oferece e de quem busca crédito.

Ter acesso a informações mais aprofundadas de crédito permite maior poder de análise e planejamento.

Utilizadas de modo correto e bem ajustadas, as soluções de dados permitem:

  •  Mapear e acompanhar o comportamento do cliente;
  •  Identificar desafios para a concessão de crédito;
  • Aperfeiçoar os processos de análise e aprovação.

Tudo isso ajuda a formular segmentações e ações para uma política de crédito com critérios refinados.

Evolução na análise de crédito

Ferramentas de consulta e análise de dados tornam mais fácil contextualizar a capacidade de pagamento e as tendências de comportamento do tomador de crédito. Por isso, os dados do Cadastro Positivo trouxeram uma nova visão e maior segurança para as empresas que concedem crédito. Por meio de novas soluções criadas a partir desses dados, podemos entender:

Nosso relatório agrega os dados dos consumidores de acordo com as informações do Cadastro Positivo que respondem a essas perguntas. Com ele, você pode compreender o comportamento do seu consumidor nos últimos 12 meses.

Estes resultados são agrupados em faixas que mostram o seu percentual de pontualidade. Ao segmentar os clientes nessas faixas, a análise torna-se mais precisa para a concessão de crédito. O aperfeiçoamento deste processo pode levar a empresa a rever sua política de crédito de modo contínuo, buscando otimizar as taxas de aprovação e inadimplência.

Dados do Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados de bons hábitos de pagamento que permite interpretações mais abrangentes. Assim, em vez de somente armazenar pessoas e empresas negativadas por inadimplência, também armazena informações de pagamentos pontuais. Com essas informações, quem concede o crédito pode criar políticas mais seguras e classificar os diversos perfis de quem o solicita, definindo faixas e limites e ampliando possibilidades de negócios.

Essas informações com análises positivas trazem muitas vantagens: quem havia sido negativado por uma situação pontual, por meio da análise de seu comportamento, tem a possibilidade de ser classificado em novos perfis. Os dados positivos aumentam a segurança da operação, tanto para quem oferece quanto para quem recebe o crédito, fazendo com que a economia cresça e se desenvolva.

Independentemente do tamanho da sua empresa, as inovações digitais devem estar na mira do gestor. É preciso cruzar a zona de conforto e ter a certeza de que sua empresa não está com menos informações do que seria recomendável no segmento em que atua.

Quer conhecer melhor as nossas soluções para apoiar sua empresa na jornada de concessão de crédito com maior segurança, poder de análise e identificação de oportunidades?