Em um momento desafiador como o atual, provocado pela pandemia da Covid-19, ajustar as políticas de crédito para o consumidor é uma importante estratégia para se proteger dos riscos de inadimplência, que tendem a crescer no curto prazo. Essa demanda urgente, somada ao acesso recente aos dados do Cadastro Positivo, pode impactar as políticas das empresas, dando a elas mais eficácia e reduzindo os riscos do cenário atual.
Por conta dos dados do Cadastro Positivo, combinados com dados tradicionais, é possível criar modelagens mais completas de score e conhecer profundamente atributos que podem enriquecer os critérios aplicados em políticas de crédito. São elementos capazes de promover mudanças que ajudam as empresas a atravessar esse momento de dificuldade.
Um exemplo do potencial que há em uma revisão da política de crédito pode ser visto no caso da fabricante de eletrodomésticos Mueller, embora tenha ocorrido antes do advento da Covid-19. Em 2016, a empresa percebeu mudanças econômicas no seu segmento e aumento da inadimplência. Ao revisitar sua política de crédito com apoio consultivo da Serasa Experian, melhorou a qualidade de suas análises, obtendo uma redução de 50% na taxa de inadimplência, entre outros resultados.
Baixe grátis o e-book: Como ajustar políticas de crédito B2C no atual momento econômico?
Se você busca mais informações sobre revisão de política de crédito no atual cenário, elaboramos um e-book que explica como isso pode ser feito. É um material especial, que traz insights importantes, como os principais critérios para uma revisão de política de crédito e dicas de como colocar isso em prática! Baixe agora mesmo!