O novo Cadastro Positivo chega com um grande potencial de oportunidades para as políticas de crédito das empresas. Seja no desenvolvimento de novos modelos de crédito que explorem as informações que ele traz, seja no incremento de modelos tradicionais.

O impacto nas áreas de crédito será grande, elevando o nível de acerto das análises a um novo patamar de qualidade. Especialmente com os novos insights que vão surgir à medida que as potencialidades desse recurso forem sendo exploradas.

Para que você conheça melhor essas possibilidades, apresentamos três oportunidades que o Cadastro Positivo já traz para as políticas de crédito das empresas. São oportunidades que surgem a partir da utilização das informações positivas, que se apresentam como novos e relevantes fatores para o aperfeiçoamento da análise de risco. Confira!

1. Novos negócios com a mesma carteira

Na prática, a grande mudança trazida pelo Cadastro Positivo é o acesso a um novo conjunto de informações. Isso oferece novos contextos e novas possibilidades à análise de crédito. Esse impacto tende a ser positivo na medida em que demonstra potencial não apenas para gerar novos negócios, mas também para melhorar os já existentes, ampliando negócios, reduzindo riscos e aprimorando o relacionamento.

Para aproveitar essa oportunidade, será preciso revisar políticas de crédito sob a perspectiva  trazida  pelo Cadastro Positivo. Será possível criar ofertas de crédito, com condições customizadas e vantajosas para cada novo perfil de risco. Isso porque os próprios critérios de perfil de risco poderão mudar com um melhor refinamento do score aplicado a cada cliente.

Com novas políticas e novos critérios, a oportunidade começa dentro de casa. Uma revisão cuidadosa da carteira de clientes tende a revelar onde há espaço para um relacionamento de crédito mais inteligente, estratégico e vantajoso. Ou seja, novos e melhores negócios com os mesmos clientes.

2. Mais crédito para mais clientes

Ao trazer informações sobre hábitos de pagamento de pessoas físicas e jurídicas, o Cadastro Positivo amplia o alcance de uma política de crédito, permitindo a conquista de mais clientes por meio da oferta de mais crédito sem aumento significativo do risco.

Além de equilibrar melhor os fatores de risco, atuando com os dados de negativação, os dados positivos passam a incluir uma grande parcela de pessoas que antes não tinha acesso a crédito. Podem ser, por exemplo, pessoas com baixíssima ou nenhuma movimentação bancária, profissionais liberais, empresas de menor porte ou recém-abertas. Todos têm em comum o fato de não gerarem dados nem de negativação nem de operações financeiras em volume suficiente para uma análise de qualidade, mas que podem comprovar bons hábitos de pagamento por meio do Cadastro Positivo.

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Agora, a partir de uma política que atribua o devido peso às informações positivas, todos esses potenciais clientes podem passar a fazer parte da carteira de crédito de sua empresa. Isso representa uma grande oportunidade de novos negócios, com margens de risco seguras e ofertas customizadas de acordo com cada perfil.

3. Novo contexto entre Cadastro de Inadimplência e Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo traz um novo conjunto de dados que deve ser contextualizado com os demais. Seria um equívoco desconsiderar qualquer um desses conjuntos, uma vez que são complementares na composição de uma visão ampla, de médio prazo e de identificação de tendência. Será possível, por exemplo, avaliar o risco de uma pessoa ou empresa negativada, mas cujo histórico positivo demonstra uma clara tendência para a mudança desse status.

A oportunidade está no cruzamento de informações – como dados de inadimplência e dados positivos, que permite uma melhor capacidade de decisão na concessão de crédito e no desenho de condições muito mais específicas. No fim do dia, o resultado é o fechamento de negócios mais vantajosos e a redução das taxas de inadimplência.

Revisão das políticas de crédito

O cenário de possibilidades do Cadastro Positivo é amplo e muito mais insights devem surgir ao longo do tempo para explorar seu potencial. Aproveitar essas oportunidades depende, porém, de uma imediata revisão nas políticas de crédito das empresas. Elas devem ser revistas sob a nova perspectiva de dados disponíveis para análise de risco. É o que vai permitir negócios melhores e mais lucrativos.

Nesse processo, conte sempre com a parceria da Serasa Experian, que vem desenvolvendo soluções avançadas para otimizar ao máximo os dados do Cadastro Positivo e produzindo conteúdo para manter você sempre bem informado sobre o tema.