Confira a entrevista de Roberto Rodrigues, Ex-Ministro da Agricultura, ao Giro Business Agro

Nas últimas três décadas, a área de cultivo de grãos no Brasil cresceu 97% e a produção destas culturas atingiu cifra ainda maior: um aumento de 376%. Mas toda a área dedicada à produção agrícola no país ocupa apenas 7,6% da extensão territorial.

“Há 30 anos estimávamos que para alcançar o volume atual de produção de grãos como soja e café seria preciso ocupar 103 mil hectares a mais do que os 71 mil que estas culturas realmente ocupam”

Roberto Rodrigues
Coordenador da FGV Agro e Ministro da Agricultura entre 2003 e 2006

“Ou seja, aumentamos a produção de modo exponencial, preservando biomas que talvez tivessem sido desmatados”. A declaração do Ex-Ministro foi dada ao apresentador Sergio Waib, do programa Giro Business Agro.

Para Rodrigues, o avanço tecnológico na utilização de insumos, produção rural, industrialização e distribuição de commodities é o grande responsável pelo impulso que as práticas sustentáveis estão recebendo no agro brasileiro: “Com o uso de apenas 7,5% do território brasileiro, já nos tornamos o quarto maior produtor de alimentos e alimentamos cerca de 1,5 bilhão de pessoas”.

Mercado financeiro precisa estar atento ao agro

Na entrevista concedida ao Giro Business Agro, Rodrigues também ressaltou a importância de que o agronegócio saiba se comunicar melhor com o mercado financeiro a fim de captar mais investimentos. E o mercado financeiro, por sua vez, precisa estar mais atento aos títulos do agro: atualmente, apesar de responder por 27% do PIB nacional, o agronegócio corresponde a apenas 1,5% dos papéis negociados pelos investidores brasileiros.

 

 

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em 2021 houve um aumento de mais de 20% no volume de emissões de CRAs (certificados recebíveis do agronegócio) em comparação com o ano anterior.

Confira a entrevista completa de Roberto Rodrigues ao Giro Business Agro na galeria acima. O programa conta com o apoio da Serasa Experian e é exibido nos canais AgroMais (Claro 189/689 e Vivo 587) e Terraviva (SKY 163, Claro/Net 183, Oi TV 178).

Conheça a plataforma Brain, nossa família de soluções completas para fazer análise de risco de crédito, executar compliance socioambiental, monitorar safras, identificar oportunidades de negócios e colher melhores resultados no agro.

 

Saiba mais