Sem dúvidas, este documento será a porta de entrada para muitas oportunidades em sua carreira. E é por isso que saber como colocar certificados no currículo pode aumentar suas chances de conquistar aquela tão sonhada vaga.

Você precisa estar atento à ordem de cada informação e também entender quais dados serão necessários. A sequência mais comum é a cronológica, onde seus certificados são organizados de acordo com a data de início e conclusão de cada um deles.

Imagine seu currículo como um cartão de visitas, pois muito provavelmente ele será sua primeira apresentação individual com o recrutador, ainda que indiretamente.

Mas isso não significa que você precisa colocar todas as qualificações que o recrutador procura só para parecer ter um currículo perfeito. O mais importante aqui é transmitir autenticidade e, principalmente, veracidade.

Para preencher o seu CV, ou também conhecido Curriculum Vitae, com suas habilidades e capacitações, você precisa de fato ter cursado cada uma delas – ainda que não tenha finalizado por algum motivo.

Ficou curioso para saber mais? Descubra como colocar seus certificados no currículo e tornar o seu perfil mais atraente.

Aproveite e boa leitura!

Cursos e certificados em um currículo

Em via de regra, o currículo é composto pelos seus dados pessoais, suas qualidades individuais e qualificações profissionais também. Com todas as informações resumidas em uma, ou no máximo duas, páginas.

Considerando o espaço tão limitado, a primeira coisa que você deve ter em mente é ser o mais objetivo possível. Imagine-se no lugar do recrutador: você irá receber centenas, talvez milhares, de currículos para o preenchimento de uma única vaga. E não são apenas papéis chegando até você.

São pessoas interessadas, quando não necessitadas, daquela posição. E a única forma de transformar tantos currículos em boas entrevistas é selecionando de forma objetiva os perfis profissionais recebidos.

E esse perfil profissional normalmente inclui: qualificação diferenciada, empenho em crescer e compartilhamento de valores com a empresa.

Para mostrar que você é a opção certa, apresentar cursos e certificados no seu currículo é a melhor maneira de começar.

Saiba como melhorar o seu empenho com as ferramentas de recrutamento

Muito se fala sobre o grau de complexidade da seleção por causa do volume de currículos. E, tendo esse cenário em mente, muitas empresas de tecnologia se dedicaram a desenvolver ferramentas que automatizam essa tarefa.

Na prática, as ferramentas de recrutamento fazem a seleção dos currículos e agilizam o processo de contratação. Essas ferramentas prometem auxiliar os recrutadores a fazerem boas escolhas, selecionando aptidões desejadas e perfis profissionais específicos.

Essa seleção acontece de forma automatizada. Além de analisar os currículos, relatórios são confeccionados para que os dados possam ser comparados ao longo de um mesmo processo seletivo ou também entre outros.

Inclusive, uma das funcionalidades possíveis é a formação de um banco de currículos. Algumas plataformas oferecem serviços unificados e a busca não precisa ser iniciada do zero. A captação de currículos, portanto, é substituída pela seleção dos que já estão cadastrados na plataforma.

 

1. Como isso é feito?

Para a seleção por ferramentas de recrutamento, a pessoa responsável pela contratação determina previamente quais critérios devem ser procurados. Assim, o recrutador informa os requisitos da vaga e o peso que cada informação deve ter.

Dessa forma, a ferramenta é capaz de rankear todos os candidatos que se enquadram para a posição em ordem de adequação. O mais adequado fica no topo.

O objetivo é otimizar a experiência da contratação e o tempo do processo seletivo, já que muitos currículos são excluídos por não preencherem os requisitos mínimos.

 

Quer saber como aumentar as suas chances de ter um bom rankeamento? Vamos falar disso a seguir.

2. Monte o currículo certo

Antes de falarmos sobre as suas qualificações, existe uma dica que você precisa conhecer. Como falamos, a seleção dos currículos pode se dar de forma automatizada. E uma das características dessa automação é a busca por palavras-chave.

Então, quando você for se candidatar para uma nova posição, ajuste o seu currículo para que você use as mesmas palavras escolhidas para a divulgação da vaga.

Por exemplo, se a vaga diz “contrata-se contador com experiência em excel”, o seu currículo deverá ter:

 

João Maria de Jesus

Contador

Experiência em Excel

 

Percebe como os termos foram repetidos assim como estavam anteriormente? Isso aumenta as chances de o algoritmo entender que você é adequado para o cargo.

Por que é importante colocar cursos no currículo?

Lembre-se que você está competindo com diversos outros profissionais igualmente qualificados? Ter uma boa lista de cursos e certificações pode servir como critério de desempate no rankeamento – não importa se este for feito por um recrutador ou uma ferramenta de recrutamento.

Assim, complementar o seu perfil profissional com informações que agreguem valor ao seu currículo, e que façam sentido para a vaga pretendida, pode fazer a diferença entre uma contratação e uma lista de espera.

Organizar o seu currículo é como ter uma vitrine com os principais produtos. Algumas pessoas entraram na loja por causa dos acessórios, não é?

E o bacana é que não precisam ser cursos extensos ou presenciais. Você pode aproveitar o seu tempo entre empregos para estudar sem sair de casa. Em geral, essa é uma alternativa mais em conta e pode até ser grátis.

Muitas plataformas digitais disponibilizam conteúdo de qualidade e gratuito para você estudar.

Como organizar os cursos complementares?

Os seus cursos devem estar em uma seção separada do currículo. Você pode nomeá-la, por exemplo, como “Educação complementar”.

Nela, você irá listar o nome do curso, a instituição e a data de conclusão. Se houver espaço a ser complementado em seu currículo, é legal inserir também tópicos com os principais pontos abordados no curso.

Essas informações agregam maior peso à sua formação por enriquecer com detalhes a sua formação.

Agora que você já sabe quais são as informações necessárias, temos duas dicas para ajudar você a organizar todas as suas certificações:

1.    Prefira a ordem cronológica inversa

Por mais que haja algum curso que mereça um maior destaque, é importante que o seu currículo traduza a sua trajetória profissional. Contudo, a ordem inversa é a escolha certa para situar o recrutador no seu atual estado de desenvolvimento – economizando energia e dando o tom correto para o seu currículo.

Afinal, a sua conquista mais recente tende a ser a mais importante e é isso que os recrutadores estão habituados a procurar.

2.    Atualize o seu currículo

Ao invés de deixar o documento pronto na gaveta, dê uma atenção especial a ele todas as vezes em que for enviá-lo. Quando você começa a colecionar muitos cursos e certificações, por exemplo, faz sentido que você reduza a quantidade de informações em cada um deles.

Nesse caso, liste apenas informações objetivas:

 

  • Nome do curso;
  • Nome da instituição
  • Data da conclusão.

 

Como no exemplo abaixo:

Especialização em Comunicação Estratégica

University of Wimbledon

Concluído em janeiro de 2022

Se essa não é a sua situação, aproveite para descrever com mais detalhes o que cada experiência na sua formação te ensinou.

Conclusão

Quando o assunto é processo seletivo, a sua atenção aos detalhes deve ser máxima. Afinal, são eles que irão diferenciar o candidato selecionado para vaga e o selecionado para o banco de talentos.

Para ter um bom desempenho, atente-se às palavras-chave e mantenha o seu currículo atualizado. Dê preferência a novas formações e não se esqueça de apenas mencionar as certificações que fazem sentido para a vaga pretendida.

Temos certeza que, colocando essas dicas em prática, você terá excelentes resultados.

Não deixe de compartilhar esse conteúdo para quem, assim como você, está em busca de novas oportunidades.