O maior desafio enfrentado pelas empresas, independentemente do seu porte ou da sua área de atuação, é manter a sustentabilidade e o pleno desenvolvimento ao longo de sua existência. Na prática, isso significa ter as ferramentas necessárias para enfrentar as adversidades do mercado e segurar a competitividade. Por essas e outras é que o conceito de sustentabilidade do negócio vem ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo.

Muitas vezes entendida apenas como algo relacionado à preservação do meio ambiente, essa sustentabilidade diz respeito a 3 esferas com que todas as empresas precisam se preocupar: social, ambiental e econômica.

O primeiro desses pilares diz respeito às pessoas que fazem parte do dia a dia do negócio: os colaboradores. Já o segundo pilar traz a consciência ambiental que a empresa precisa colocar em prática. Já o pilar econômico surge com a ideia de equilibrar os 2 primeiros pilares ao mesmo tempo em que a lucratividade é assegurada.

De acordo com esses conceitos, listamos aqui algumas práticas que certamente o ajudarão a promover a sustentabilidade do seu negócio, permitindo uma constante evolução. Confira agora mesmo!

Esteja atento à saúde financeira da empresa

Normalmente, o sucesso de qualquer negócio é associado a seu desempenho financeiro, sua performance de lucro. Claro que isso é importante, uma vez que sem lucro nenhuma atividade empresarial pode ser mantida por muito tempo. Mas não é só isso!

Para que todas as dimensões da sustentabilidade sejam colocadas em prática, os responsáveis pelo negócio devem se dedicar à promoção de uma gestão financeira eficiente.

O primeiro passo nesse sentido consiste em acompanhar de perto todos os números da empresa. Não estamos falando apenas do lucro, mas também dos custos e das receitas em geral. A ideia é sempre buscar melhorar o equilíbrio entre o que se gasta e o que se recebe.

Todo o processo produtivo precisa ser planejado, com os custos bem especificados. Hoje, é possível fazer esse controle usando recursos tecnológicos como softwares de gestão, que podem ser adaptados a diferentes realidades empresariais. A análise constante das finanças é importante para maximizar resultados, cortar gastos desnecessários e fazer investimentos certeiros.

Promova a sustentabilidade social

De forma geral, promover a responsabilidade social em uma empresa significa criar estratégias e ações para diminuir diferenças sociais e promover o bem-estar dos colaboradores. Além disso, essa responsabilidade também diz respeito à comunidade em que a empresa está inserida.

É isso mesmo que você entendeu: é preciso se preocupar não apenas com aqueles que estão efetivamente inseridos no ambiente corporativo como também considerar quem está do lado de fora. A ideia também é integrar empresa e sociedade por meio de ações positivas.

A proposta é pensar em um conjunto de ações que consiga melhorar a vida das pessoas como um todo, o que pode envolver diferentes aspectos de uma sociedade. Educação, saúde e acesso a serviços básicos são alguns dos temas constantemente promovidos pelas empresas que se preocupam com a responsabilidade social.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, para isso nem é preciso ter muitos recursos financeiros à disposição, viu? Na verdade, uma boa dose de criatividade para saber explorar o potencial da empresa e alavancar o engajamento dos colaboradores em prol da comunidade em geral já costuma funcionar bem.

Estimule as práticas sustentáveis

A sociedade já tem conhecimento de que os recursos naturais são esgotáveis e que, por isso, é preciso ter responsabilidade quanto a seu uso. Isso demonstra preocupação não apenas com quem está desfrutando desses recursos atualmente, mas também com as próximas gerações.

Aí entram ações para promover a sustentabilidade ambiental. É de responsabilidade de cada empresa pensar em como causar menos impacto ambiental com suas atividades. Diversas providências podem ser pensadas para ajudar nessa questão, como usar de forma mais eficiente as matérias-primas e fontes de energia, bem como investir em reciclagem e consumo consciente.

Entre as ações mais adotadas nos ambientes corporativos dos dias de hoje está, por exemplo, a eliminação dos copos descartáveis. Incentive os funcionários a usarem utensílios mais ecologicamente corretos, como garrafas e canecas laváveis. Outra dica é investir em campanhas para o uso consciente de papel, água e energia.

A empresa também pode pensar em um sistema de coleta seletiva do lixo, criando lixeiras específicas para cada tipo de resíduo, como papel, plástico, vidro e lixo orgânico. Além do mais, já parou para pensar que os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais eficientes? Aos poucos, tente adaptar a empresa nesse sentido também!

Invista constantemente em inovação

Pensar em inovação não significa apenas investir em novos recursos tecnológicos. Na verdade, a estratégia também está relacionada às ações práticas que fazem parte do dia a dia da empresa. Investir em novas maneiras de produção e em melhorias para a oferta de produtos e serviços são fatores que contribuem para o negócio estar sempre se renovando, alinhado a estratégias sustentáveis.

Além de tudo isso, com os mercados se tornando cada vez mais competitivos, é simplesmente obrigatório que as empresas estejam sempre pensando em inovações e formas de melhorar a oferta de serviços. Essa é uma demanda do próprio mercado, que faz com que gestores se empenhem em pensar fora da caixa.

A fome por inovação deve fazer parte da cultura organizacional da empresa, estimulando também os colaboradores a pensarem sobre como simplificar os processos e, claro, torná-los mais eficientes.

Priorize a eficiência na gestão

Para que haja uma melhora contínua em todos os processos e a empresa consiga colocar em prática ações sustentáveis, é fundamental que a gestão de todos os setores seja certeira.

Mesmo no caso de uma pequena ou média empresa, o empreendedor precisa se preocupar com detalhes importantes, como volume do estoque, capital de giro e controle do fluxo de caixa. A princípio, tanto processo pode parecer demais, mas a prática do controle diário facilita tudo, viu? 

gestão eficiente também deve se preocupar com a criação de estratégias de marketing, muito importantes para épocas de baixa demanda, bem como com a fidelização dos clientes e o controle de todos os setores da empresa.

Não restam dúvidas: a sustentabilidade é sim um desafio para qualquer empresa, inclusive para os grandes negócios que contam com um maior número de colaboradores e uma melhor infraestrutura. Mesmo assim, independentemente do porte e do setor do seu negócio, é preciso pensar em estratégias que garantirão o desenvolvimento necessário em cada fase.

Por fim, se você gostou deste post sobre sustentabilidade do negócio, aproveite para conferir também o conteúdo que já publicamos sobre saúde financeira da empresa!