Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok rapidamente se tornou uma das maiores redes sociais do mundo. O que começou como um aplicativo divertido para crianças e adolescentes conquistou o mundo do marketing digital, mudando a maneira como as marcas compartilham conteúdo e planejam vender nas redes sociais.

Dado o potencial de divulgar produtos e conquistar uma popularidade viral, se você ainda não está utilizando o Tiktok na comunicação da sua empresa, realmente, deveria estar. Então, que tal começar do jeito certo? Neste artigo, veremos 6 dicas sobre como conquistar a atenção do público e vender no Tiktok. Confira!

O que é o TikTok?

TikTok é um aplicativo de vídeos curtos e divertidos. Os usuários podem criar e compartilhar clipes de até 10 minutos, usando uma infinidade de filtros e trilhas sonoras.

Recentemente, o próprio TikTok anunciou que a rede bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que equivale a cerca de 14% da população mundial. É um número poderoso, que comprova que a plataforma está chegando mais perto de outras redes sociais já valorizadas pelas empresas, como o Facebook, Instagram e YouTube.

O que torna a rede única — e os vídeos tão compartilháveis — é a crescente biblioteca de sons. Os criadores podem adicionar a seus vídeos trechos de músicas, diálogos de filmes e programas de TV, e até sons de outros tiktokers.

Da mesma forma que os memes são compartilhados no Twitter e no Instagram, os sons no TikTok podem se tornar virais à medida que os usuários criam suas próprias versões. Um meme ou música criada no TikTok pode se transformar, rapidamente, de uma piada interna em um fenômeno nacional.

Por que usar o TikTok para vendas?

Ainda não sabe se vale a pena vender no TikTok? Confira as principais vantagens de promover seus produtos ou serviços na rede.

Alcance de público

O TikTok é uma das redes sociais mais usadas, juntando-se às fileiras de pesos pesados, ​​como Facebook, YouTube e Instagram. Ter mais usuários no aplicativo significa maior potencial de vendas para aquelas pessoas que visualizam os conteúdos e anúncios da sua marca.

Isso torna o Tiktok uma plataforma de marketing atraente para empresas que desejam alcançar um grande público.

Engajamento do consumidor

Os usuários não estão apenas baixando o TikTok, eles estão se envolvendo ativamente com empresas e criadores de conteúdos. O usuário médio dedica cada vez mais tempo dentro da rede, e isso oferece a capacidade de as empresas conquistem um alto envolvimento com pessoas que podem se tornar seus novos clientes.

Acesso a relatórios e insights

A conta TikTok Pro, o tipo de perfil comercial da rede, permite que os usuários acessem relatórios na seção “Análise” sobre o desempenho dos vídeos. É possível utilizar essas informações para saber quais estratégias estão dando certo ou errado no perfil do TikTok.

Os relatórios mostram a quantidade de visualizações nos vídeos e no perfil, a evolução do número de seguidores ao longo do tempo, os vídeos mais populares, os melhores horários ou dias para postar e dados demográficos do público.

Como vender no TikTok?

O crescimento e a onipresença cultural do TikTok significam que é o lugar perfeito para sua empresa. Já aprendemos as principais vantagens da rede e o seu potencial de tornar sua marca viral, agora veremos 6 passos fáceis para ser um bom vendedor no TikTok.

1. Crie uma conta TikTok Pro

O TikTok permite abrir dois tipos de contas Pro: para criadores de conteúdo ou para empresas. Na prática, os perfis comerciais funcionam da mesma forma que a versão para usuários comuns, sem a adição de recursos extras de edição de vídeos. Contudo, os usuários Pro têm acesso a relatórios com dados de desempenho das publicações.

O primeiro passo para ter uma conta Pro no TikTok é criar uma conta pessoal. Em seguida, você pode converter seu perfil na seção "Gerenciar minha conta".

2. Anuncie no TikTok

A sua marca pode encantar uma fatia dos usuários do TikTok com os anúncios da rede em formato de vídeos criativos e divertidos. Para começar, você precisa se inscrever em uma conta no TikTok Ads.

Em seguida, você pode acessar o Gerenciador de Anúncios para criar a sua campanha com um custo de, pelo menos, 50 dólares diários.

3. Encontre influenciadores no TikTok Create Marketplace

O Creator Marketplace, lançado em 2021 no Brasil, é a plataforma oficial para colaborações entre marcas e criadores do TikTok. Apesar do nome, a plataforma tem um propósito diferente dos marketplaces convencionais.

O principal objetivo do Creator Marketplace é ajudar as empresas a criar formas de anúncios mais autênticas, colaborando com os criadores de conteúdos que já têm uma audiência dentro do TikTok. Para começar a usar a plataforma como marca ou como criador de conteúdo, você só precisa de uma conta pessoal dentro da rede.

4. Use uma abordagem descontraída e menos comercial

Ao contrário do Instagram, o TikTok rejeita em grande parte conteúdos com alto custo de produção. A rede ganhou a reputação de ser uma plataforma casual, em que onde os usuários se sentem à vontade para se expressar.

Isso significa que prospera na plataforma quem abraça formatos de vídeos simples e evita produções formais e rígidas. Então, tente suavizar o tom comercial da marca e mergulhe nas ideias divertidas que já são espalhadas na rede.

5. Encontre maneiras únicas de apresentar seus produtos

A maioria dos usuários não entra nas redes sociais com a intenção de assistir a anúncios. As pessoas estão lá para se encontrar com os amigos e se divertir. Portanto, mesmo que o objetivo do seu negócio no TikTok seja vender seus produtos, não os torne o centro das atenções.

Pense na música, nos efeitos e no roteiro dos conteúdos. Por exemplo, se você vende cosméticos para a pele, poste um vídeo de uma rotina noturna de preparação para dormir usando uma linha de produtos da sua marca.

Em suma, se você quiser destacar seus produtos em seus vídeos no TikTok, faça-o de forma sutil — não se concentre tanto em vender, mas em criar conteúdos interessantes para a sua audiência.

6. Decida quando e com que frequência postar no TikTok

Uma das estratégias mais importantes para qualquer rede social, não apenas para o TikTok, é prestar atenção ao comportamento do seu público. Que horas eles estão online na rede? Quais dias da semana eles usam mais o TikTok?

Se você postar tarde da noite, quando a maioria de seus clientes está cochilando, por exemplo, você pode não conseguir o engajamento que esperava nas primeiras horas. Como consequência, sem o engajamento do público, os seus vídeos podem não receber um impulso do algoritmo do TikTok.

É crucial monitorar as métricas sobre o desempenho dos vídeos para postar nos melhores momentos. Acesse as métricas do TikTok mudando para uma conta Pro.

Você já aprendeu como vender no TikTok pode ajudar sua empresa a alcançar novos públicos e aumentar sua base de clientes. Avalie se vale a pena incorporar essas ações em sua estratégia de marketing digital e comece a planejar o uso da plataforma.