Evitar a emissão de mais de 21 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Esta é uma meta ESG sendo alcançada com sucesso. A sigla tão falada entre os que empreendem, ESG, revela um conjunto de práticas e valores a serem levados em conta em cada iniciativa, nos seguintes âmbitos: ambiental, social e de governança. Os investimentos em energia renovável, como a energia solar, impactam diretamente nestas metas e abrem um novo mercado de capitais.

Veja como a Solfácil, a primeira fintech solar da América Latina, tem financiado projetos e construído o maior ecossistema solar do país, composto por uma fintech, um marketplace, dispositivos inteligentes e seguros, utilizando a solução para recuperação de dívidas da Serasa Experian, o PEFIN, para acelerar o processo de cobrança e mitigar os riscos de investimento de seus investidores.

A proposta é simples: transformar a dívida eterna, que é a conta de luz, em um investimento sólido e rentável. Os consumidores passam a gerar a própria energia, ficando livres dasoscilações das despesas com as concessionárias de energia elétrica.Para que essa operação seja sustentável, é imprescindível controlar e reverter a inadimplência dos clientes que compõem a carteira.

Para que os títulos verdes emitidos pela empresa possam ser um investimento rentável, cada transação é acompanhada de perto, observando o comprometimento dos clientes quanto à quitação dos débitos. É neste momento que a parceria com a Serasa Experian gera valor, trazendo o PEFIN como solução.

O PEFIN como um facilitador na estratégia de cobrança.

Os financiamentos que a Solfácil disponibiliza para clientes são possíveis graças à captação obtida por meio dos FIDCs e debêntures.

A estratégia de cobrança é a âncora para para reverter a inadimplência, caso ela ocorra.

“Amigavelmente, é preciso entender o que aconteceu com o cliente. Mas, não podemos deixar de cobrar.” diz Stefani Perin, responsável pela régua de cobrança na Solfácil.

A recente integração do PEFIN à sua plataforma de cobrança automatizou os processos. Assim, a Solfácil acelerou a recuperação das dívidas. Com destaque para a inclusão e exclusão de dados em lote que o PEFIN possibilita e para a monitoria dos processos, onde visualizam os motivos destas inclusões ou exclusões.

“A empresa têm crescido e com a entrada de novos investidores, somos questionados quanto às negativações e avaliados sobre a nossa performance interna como agente de cobrança.” , complementa.

Para reverter a inadimplência, O PEFIN é imprescindível.

Com 99% de satisfação quanto à responsabilidade do PEFIN neste processo, a empresa revela números importantes de desempenho no que diz respeito a quantas dívidas foi capaz de recuperar.

Com um número significativo de inserções na plataforma, a Solfácil alcançou um índice de recuperação mais de dois pontos percentuais acima da média. Superando a expectativa para o índice no período.

“Utilizando o PEFIN, a empresa tem mais credibilidade na cobrança. A Serasa tem esse peso.” ressalta Stefani

Quando os credores questionam o que está sendo feito para retornar o pagamento, o PEFIN têm ajudado a Solfácil a entregar indicadores positivos de recuperação em um curto espaço de tempo. A solução da Serasa Experian também lhes permite uma visão ampla sobre a régua de cobrança, podendo alterá-la caso seja necessário estabelecer uma nova estratégia.

Nos últimos meses, a performance de cobrança da Solfácil trouxe maior solidez aos negócios, viabilizando novos projetos.

Na Solfácil, o PEFIN atua diretamente na reversão da inadimplência e também auxilia na manutenção dos contratos e de seus compromissos. Tornando viáveis novos investimentos e abrindo ainda mais possibilidades de crescimento por meio da ampliação de uma carteira de clientes sólida.

Consulte nossos especialistas e entenda como nossas soluções podem levar à descoberta de novos caminhos de crescimento para o seu negócio.