O turismo cultural é uma atividade do terceiro setor que movimenta milhões de dólares ao redor do mundo todos os anos. Se você está buscando uma nova oportunidade de empreender, investir nesse mercado pode ser uma ótima escolha.

No conteúdo de hoje, vamos te contar o que é turismo cultural, quais são as principais áreas de atuação para quem quer empreender com a atividade turística e muito mais. Aproveite a leitura!

O que é turismo cultural?

Turismo cultural é a atividade turística, ou seja, uma viagem com duração maior que 24 horas e no mínimo um pernoite, que tem por principal finalidade o conhecimento e a visitação de lugares com valioso patrimônio histórico, cultural e artístico de uma determinada localidade.

Podemos entender o turismo cultural, então, como qualquer viagem que alguém faça com a finalidade de visitar lugares históricos e artísticos com elevado valor cultural. Isso vale para eventos culturais também.

Desde shows em grandes capitais até roteiros de vários dias por destinos tradicionais ao redor do mundo, o turismo cultural movimenta milhões de dólares todos os anos e pode ser uma prática rentável para quem deseja empreender.

Quem é o turista cultural?

O turista cultural é aquela pessoa que tem por costume fazer pelo menos duas viagens a lazer por ano, com poder aquisitivo considerável e disponibilidade de tempo. Geralmente, buscam destinos culturais porque gostam de aprender enquanto passeiam e se divertem, além de descansar, é claro.

Existem os turistas culturais com perfil mais urbano e moderno que buscam shows, exposições e outros tipos de eventos culturais e o turista mais tradicional, que gosta de valorizar a cultura e as pequenas empresas locais e tem vasto conhecimento sobre os destinos que visita antes mesmo da viagem.

Tipos de turismo cultural

Existem diversos tipos de atividades turísticas que podem ser consideradas culturais. Desde a visita a museus até um show de rock, passando por um passeio no meio do mato em uma tribo indígena, por exemplo. Os tipos mais comuns são o turismo cultural de eventos, turismo cultural urbano e turismo cultural de natureza.

Turismo cultural de eventos

O turismo cultural de eventos é a atividade em que as pessoas viajam com a finalidade de visitar ou participar de eventos culturais. Desde shows e festivais até congressos e palestras profissionais, muitos tipos de manifestações podem ser considerados parte do turismo cultural de eventos.

Turismo cultural urbano

O turismo cultural urbano é a atividade que acontece dentro das cidades e geralmente é composta por passeios e roteiros que contemplam museus, teatros, parques históricos, monumentos e prédios com elevado valor cultural. Países com cidades muito antigas têm grande movimento de turistas durante todo o ano justamente por esse tipo de turismo cultural.

Turismo cultural de natureza

Quando a atividade turística é praticada fora das cidades, mas ainda tem o objetivo de informar e apresentar a cultura local para o turista, ela é considerada uma atividade de natureza, aliada ao ecoturismo e ao turismo em áreas naturais. Além de aprender sobre a cultura, esse tipo de roteiro inclui informações sobre a fauna e a flora e coloca o turista em contato direto com a história e a cultura local.

No Brasil, existem inúmeros destinos com essas características e a movimentação de turistas acontece o ano todo. Além de trabalhar em meio à natureza, você estará atuando com empreendedorismo sustentável, o que confere ainda mais credibilidade e valor para o seu negócio.

Principais destinos de turismo cultural ao redor do mundo

Existem muitas cidades e até países inteiros que são destinos culturais. Para quem gosta de viajar ou está buscando inspiração para empreender nessa área, vale a pena conhecer algum lugar pelo menos uma vez no ano, para enriquecer a sua cultura e obter insights valiosos sobre como funciona a atividade e como você pode lucrar com ela na sua cidade.

Itália

A Itália é um dos países mais tradicionais da Europa e possui um repertório cultural que vai de norte a sul do país. Desde a região da Toscana até a costa amalfitana, cada parada é um deleite para os olhos e para a alma. A capital Roma se destaca pelo Coliseu e outros monumentos grandiosos, além de uma vasta carta de museus, casas de espetáculos e teatros com centenas de anos que são cultura da melhor qualidade.

Japão

Outro país com uma cultura riquíssima é o Japão. Para nós que moramos do outro lado do mundo, pode até ser um choque em alguns momentos. Mas, com certeza, é uma viagem inesquecível para qualquer turista cultural. Além de voltar com muito conhecimento, as experiências vivenciadas em uma cultura tão diferente são capazes de te transformar como pessoa.

Estados Unidos

Um dos destinos internacionais culturais mais procurados pelos brasileiros são os Estados Unidos. Além de ser o centro mundial do entretenimento, com destinos como os parques da Disney em Orlando ou a Broadway em Nova York, o país também conta com uma lista enorme de parques com áreas naturais e cidades históricas cheias de cultura para se conhecer.

Que tipo de empreendedor você é? Saiba, aqui no blog, e encontre oportunidades que são a sua cara!

Principais destinos de turismo cultural no Brasil

O Brasil é um país enorme e, de norte a sul, somos um poço de cultura e misturas. Você pode escolher viajar para um grande centro como São Paulo ou passar alguns dias em Trancoso, no Sul da Bahia, e, com certeza, estará muito bem servido com muita cultura e novos conhecimentos.

São Paulo

A maior cidade da América Latina tem um evento a cada 5 minutos começando, ou seja, para quem gosta de fazer turismo cultural, opções não faltam. Os teatros também têm apresentações diárias, desde as pequenas casas até o grandioso Theatro Municipal de São Paulo. Outros passeios obrigatórios para quem passa pela capital paulista são o Museu do Ipiranga, a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e o MASP, por exemplo.

O legal de um destino cosmopolita é que as oportunidades de passear são intermináveis. A cada lugar que você escolhe para visitar, acaba se tornando uma porta para outro passeio e, assim, você pode passar dias cheios de cultura e muito lazer também.

Trancoso

Para as pessoas que gostam de mais tranquilidade, os destinos de natureza no Brasil são um aconchego para o corpo e para a alma. Um destino cheio de cultura é Trancoso, no sul da Bahia. O legal dessa viagem é que você desembarca em Porto Seguro, local onde desembarcaram as primeiras caravelas aqui no Brasil, mais de 500 anos atrás. Ali você já tem muitas opções de passeio e praias deliciosas para aproveitar o que a Bahia tem de melhor.

Chegando a Trancoso, o famoso quadrado com suas lojinhas e restaurantes é um convite para as compras e para acalmar a mente. O sossego domina o pequeno vilarejo e ao redor você pode fazer muitos passeios de natureza e conhecer praias desertas cheias de histórias lindas e misteriosas.

Tendo uma mentalidade empreendedora, você vai criar oportunidades incríveis visitando lugares como esse. Faça de cada passeio uma chance de insight e volte para casa com diversas ideias para começar a empreender agora!

Cidades históricas de Minas Gerais

As cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Mariana e São João del-Rei, são um dos destinos culturais mais procurados para se viajar no Brasil. Passeando por essas cidades, você faz uma verdadeira visita ao passado do nosso país. Além de muita história e cultura, você também pode se deparar com muita aventura, como passear dentro de uma mina abandonada, por exemplo.

Seja no Brasil ou no exterior, existem destinos para todos os bolsos e gostos e você vai se impressionar com a estrutura e como a atividade turística pode ser rentável para quem deseja empreender.

Oportunidades para empreender com turismo cultural

Existem muitas oportunidades para quem deseja empreender com turismo cultural. Desde se tornar um produtor cultural para trabalhar com eventos até criar roteiros e aproveitar a oportunidade para trabalhar como guia de turismo, se você tem espírito empreendedor e vontade de crescer, pode ser uma excelente escolha.

Produção cultural

Um produtor cultural é o profissional capaz e responsável por organizar e viabilizar a realização de eventos culturais, desde shows até festivais de teatro, passando por exposições e feiras. Tudo isso pode estar dentro do escopo de um produtor cultural que trabalha muito, mas tem um retorno valioso ao final de cada projeto, além de trabalhar diretamente com a economia criativa.

Guia de turismo

Para ser um guia de turismo, você precisa de um curso técnico. Isso não significa que você vai estar apto apenas a conduzir os turistas durante os passeios culturais em sua cidade, mas sim atuar também como um gestor cultural e montar o seu próprio negócio, por exemplo.

Você pode começar em um atrativo já estabelecido na sua cidade e, com criatividade, inovar e criar novos roteiros de passeio e, por que não, ter sua própria agência de turismo receptivo.

Agência de viagens especializada

Uma atividade turística que pode ser bem rentável e que você não precisa ter tanta experiência são as agências de viagens. Você pode vender pacotes para destinos nacionais e internacionais e ainda trabalhar com turismo receptivo para receber e vender passeios para turistas que visitam a sua cidade, por exemplo.

O comissionamento que as agências recebem por vendas de pacotes é relativamente alto e, com um bom volume de vendas, você pode se tornar uma referência no ramo de agenciamento. É claro que muito estudo sobre cada destino vendido e uma especialização constante no setor de vendas são fundamentais para alavancar o seu sucesso nesse ramo.

Agora que você já entendeu tudo sobre turismo cultural, aproveite as oportunidades e comece a empreender para trabalhar e lucrar com a alegria e a felicidade das pessoas. O turismo cultural é uma atividade muito rentável, mesmo que você more em uma cidade pequena e com pouco fluxo de turistas. Basta pesquisar e estudar o mercado e você vai encontrar uma oportunidade para empreender.