Quando falamos de compras para datas comemorativas, como o Natal, não dá para deixar de lado um assunto recorrente, que vem ganhando cada vez mais importância nas empresas: a segurança em sites de lojas virtuais e como protegê-los de softwares maliciosos.
Algumas empresas já possuem sistemas que garantem mais segurança nas lojas virtuais. No entanto, é preciso que organizações de todos os portes atentem-se a essa modalidade de crime virtual, principalmente em datas em que a procura por produtos no mercado aumenta o faturamento.
Se você quer entender mais sobre esse assunto e garantir que suas vendas sazonais e recorrentes estejam livres de tentativas de fraudes e roubos de dados, continue a leitura e veja o que preparamos para ajudar!
Como deixar o site seguro para vender mais no Natal? Veja as dicas!
Além de criar promoções exclusivas e descontos progressivos, as festas de fim de ano criam ótimas oportunidades para impulsionar o inbound marketing e fidelizar mais clientes com entregas rápidas, atendimento personalizado e estratégias de prospecção.
Por isso, é essencial que sua empresa garanta a segurança de dados e aspectos vulneráveis, gestão de incidentes, ações de segurança no desenvolvimento de sistemas, práticas de controle de acesso, técnicas de transferência de dados, tecnologia de criptografia e muitos outros aspectos que devem ser monitorados conforme as regras da norma ISO 27001.
O SSL, por exemplo, garante segurança aos clientes na jornada de compras, pois impede que hackers interceptem, visualizem e coletem dados sensíveis.
Mas para além deste certificado, é importante conhecer outras dicas para vender com segurança no Natal e em outros momentos. Vamos lá?
1. Mantenha seus sistemas atualizados
Sistemas, plugins e aplicativos atualizados, sempre que houver disponibilização de upgrade, vão garantir funcionalidades otimizadas, correções de erros de desenvolvimento e diminuir os riscos de que seu sistema seja vulnerabilizado.
Elas proporcionam inúmeras revisões com a adição de novos recursos, remoção de funções defasadas, inovação de drivers e distribuição de correções para bugs diversos.
Sua falta abre espaço para que invasores roubem dados sensíveis tanto da empresa quanto dos clientes, que dependendo do nível de sigilo, pode causar danos inestimáveis, visto que as brechas de segurança ficam mais perceptíveis que o normal.
2. Faça backups com frequência
Vamos entender essa dica na prática? Suponha que sua empresa foi atacada com phishing e ransomwares, e seus colaboradores perderam todos os dados acumulados da empresa, de parceiros comerciais, fornecedores e clientes.
Nessa situação, contar com um backup feito recentemente vai poupar perdas significativas de dados, além de horas trabalhadas recuperando informações que poderiam estar copiadas em um lugar seguro.
Parceiros de sites de hospedagens e serviços que fazem backups automáticos são formas facilitadas de otimizar esse processo, garantindo a segurança necessária para a organização empresarial e para os consumidores interessados e já fidelizados.
3. Altere as senhas periodicamente
Quando criminosos, pessoas ou empresas má intencionadas descobrem suas senhas de acesso e invadem suas contas, eles podem:
- Acessar o correio eletrônico e ler os e-mails empresariais;
- Enviar mensagens de spam, com códigos maliciosos e softwares de roubo de dados;
- Furtar sua lista de contatos de consumidores, fornecedores e parceiros;
- Solicitar o reenvio de senhas de diversas contas para este endereço de e-mail específico;
- Acessar o computador e roubar senhas e números de cartões de crédito;
- Alterar as configurações do seu e-Commerce, tornando públicas informações que devem ser ocultas.
Por isso, evite senhas fáceis, que envolvam sequência de números, datas de aniversário e nomes pessoais ou de conhecidos. Mesmo que elabore senhas complexas, troque-as periodicamente e não hesite em ativar a verificação em duas etapas.
Assim, caso haja esse vazamento de dados, a mudança da senha de acesso dificultará o uso das informações roubadas.
4. Conte com antivírus
Os antivírus também exercem um papel vital na segurança das lojas eletrônicas. À medida que transações digitais crescem e se desenvolvem, portas são criadas e abertas para que golpes, invasões, roubo de informações e fraudes no e-Commerce sejam cada vez maiores.
Se sua empresa não tem a segurança necessária e acaba aparecendo em pesquisas divulgadas, é provável que seu número de vendas caia e que os consumidores inativos da sua carteira de clientes aumentem.
Assim, pesquise por firewalls que protejam seus domínios de ataques e ameaças diversas, evitando que aplicações malignas atinjam seus clientes e negócios internos, e garantindo que seu ambiente digital seja seguro em todas as camadas.
5. Tenha um certificado SSL
Fundamental para o investimento e crescimento do seu e-Commerce, o certificado SSL é de exigência de órgãos que regulamentam transações digitais.
Funciona como um certificado digital que autentica a identidade de um site por meio de uma conexão criptografada de dados entre o seu servidor e o dispositivo do usuário consumidor.
Além de ser um fator de ranqueamento para o site em buscadores como o Google e Bing, ele protege informações sensíveis da organização empresarial e dos compradores de possíveis fraudes e roubos de informações bancárias, sistemas de pagamento e muito mais.
Qual é a importância do certificado SSL para vender mais no Natal?
O certificado SSL é essencial para deixar o site mais seguro para os seus clientes no Natal e em outras datas sazonais, como páscoa, dia das mães, dia das crianças, aniversários, dia dos pais e mais.
Ao usar esse recurso, o usuário percebe que sua plataforma online é confiável e autêntica. Além disso, ele é capaz de oferecer diversos benefícios para o e-commerce, como um melhor tráfego, rentabilização e prospecção de clientes.
Conte com o Certificado SSL da Serasa Experian!
Se você faz parte de uma empresa que lida com dados privados como informações pessoais do consumidor, sigilos bancários e números de telefone pessoais, é essencial que implemente ferramentas que confirmem que sua identidade é autêntica e segura.
O selo de segurança SSL (Secure Sockets Layer ou camada de segurança) protege as informações importantes dos usuários, evitando as mencionadas intercepções, capturas e visualizações de dados até os serviços que hospedam essa aplicação.
Pensando nisso, a Serasa Experian desenvolve soluções que auxiliam as empresas de todos os portes nesta tarefa, seja com o monitoramento da carteira de clientes, motores de decisão, relatórios ou certificados digitais SSL. Veja:
- Com a função de validação de dados básicos, a Validação de Domínio (DV - básico) é indicada para blogs, sites de organizações ou institucionais, e é usada em sites que não captam dados dos clientes;
- A OV - Validação Organizacional (OV - intermediário), é recomendada para sites de empresas de porte médio ou pequeno que já captam dados sensíveis dos clientes;
- Já a Validação Estendida (EV - avançado), é indicada para lojas virtuais, bancos e empresas de grande porte que captam dados sensíveis e buscam pelo máximo de segurança.
Além disso, em parceria com a GlobalSign, damos como cortesia a sua empresa o MSSL, uma plataforma web que gerencia toda a planta de Certificados SSL, garantindo mais agilidade, otimização e controle no investimento. Não deixe de conferir!
Como o certificado SSL ajuda nas compras de Natal via internet?
O certificado SSL é um importante aliado para potencializar as vendas no Natal pela internet. Com ele, as páginas e sites que apresentam essa criptografia são valorizados pela Google e pelas outras ferramentas de busca. Assim, o seu site pode se destacar de uma loja concorrente que não conta com o recurso.
O uso deste certificado também consegue potencializar a taxa de conversão, pois ao adotá-lo, os clientes se sentem mais seguros em transmitir suas informações pessoais, como endereço, número do RG, CPF e número do cartão.
Com ele, o tráfego no site de sua loja virtual aumentará significativamente e seus resultados potencializarão ainda mais no Natal. Isso pode fazer toda diferença no momento de converter os visitantes em potenciais clientes.
Quais são os principais certificados de segurança que um site precisa ter?
Independente do nível profissional do site, existem diferentes tipos de certificações disponíveis para cada caso, contanto que os softwares estejam devidamente atualizados.
Os certificados baseados em SSL, por exemplo, são classificados de acordo com a abrangência e requisitos envolvidos. Os mais comuns são OV SSL, DV SSL, EV SSL e SSL Wildcard. Veja brevemente as características de cada um:
- Domain Validated ou Validação de Domínio (DV SSL): aqui, exige-se apenas a comprovação do controle do domínio ou da URL;
- Organization Validated ou Validação da Organização (OV SSL): essencial para empresas que estão iniciando. Dá certeza aos usuários de que a organização é real e confiável com verificação de dados como tipo, nome, endereço físico e status;
- Extended Validation ou Validação Estendida (EV SSL): inclui 9 etapas adicionais, incluindo a verificação antifraude de domínio, número de registro e de telefone público, tempo de atuação comercial e presença em listas de contatos proibidos;
- SSL Wildcard: indicado para lojistas que possuem categorias, com domínios e subdomínios.
E quais cuidados as empresas devem ter durante o Natal?
O Natal é uma data muito especial para os consumidores, afinal, quem não gosta de presentear os amigos e familiares para demonstrar o carinho?
Nesse contexto, um e-Commerce que deseja melhorar as vendas e aumentar a rentabilidade durante o período, precisa se preocupar em proteger os dados de seus clientes de cibercriminosos presentes no ambiente virtual.
Portanto, ferramentas de autenticação e segurança digital como o SSL, não podem ser deixados de lado, principalmente em datas de grande fluxo de clientes e transações, como o Natal.
No entanto, estratégias cautelosas também devem ser tomadas para que o funcionamento se mantenha eficiente. Veja algumas:
- Estoque que supra as demandas e logística alinhada para lidar com volumes e prazos da demanda do período;
- Reforço dos canais de atendimento, seja para consultas, reclamações ou dúvidas sobre as vendas online;
- Treinamento dos colaboradores para lidar com situações estressantes sem deixar de lado o atendimento humanizado;
- Planejamento de promoções e descontos comunicados com mensagens personalizadas individualmente;
- Desenvolvimento de estratégias de marketing e publicidade para a temporada usando e-mail marketing e redes sociais;
- Consideração de horários de trabalho flexíveis e recompensas pelo esforço dos funcionários;
- Criação de uma política de devolução clara e flexível;
- Comunicação transparente e empática, informando os clientes sobre prazos, estoque disponível e outros problemas futuros.
A segurança das lojas virtuais em datas festividades, como o Natal, é crucial para impulsionar as vendas, gerar credibilidade no mercado e manter a confiança da sua carteira de clientes.
Adotar medidas preventivas, como certificados SSL e práticas operacionais automatizadas e eficientes, protege seu empreendimento contra ameaças cibernéticas e contribui para uma experiência positiva do consumidor, fortalecendo a reputação da marca no ambiente virtual.
Esperamos que tenha gostado dos insights que trouxemos! Esperamos que suas vendas alavanquem e melhores relacionamentos sejam cultivados com os consumidores que escolheram comprar com a sua empresa.
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